Conheça bem quais os vários tipos de farinha e como e quando utilizar cada um deles nas suas receitas. Deste modo irá obter sempre os melhores resultados nos seus cozinhados.
Os tipos de farinha mais comuns
Farinha Tipo 45 – Farinha Flor
A Farinha Flor ou Farinha de Trigo tipo 45, é a farinha mais refinada e branca de todas as farinhas disponibilizadas nas grandes superfícies. É a farinha ideal para a confeção de todo o tipo de doces e sobremesas, a utilização desta farinha resulta em doces muito fofinhos e de excelente qualidade.
Farinha Tipo 55 – Farinha Super Fina
A Farinha Super Fina tipo 55, é das farinhas mais utilizadas na preparação dos cozinhados em nossas casas. É a melhor opção para a confeção de bolos, bolinhos, tartes, pastéis, massas levedadas, entre outras.
Farinha Tipo 65 – Farinha Fina
A Farinha tipo 65, farinha fina é a mais utilizada na panificação, quer seja caseira ou industrial. O chamado, pão branco é o pão que mais se produz e consome no mundo inteiro e é feito a partir desta farinha. Mas não é exclusivamente para o fabrico de pão que utilizamos este tipo de farinha, com ele também pode preparar bolos, tartes ou pastéis.
Farinha Tipo 80 – Farinha Semi-integral
As farinhas tipo 80 e 110 e as semi-integral são utilizadas na panificação industrial e caseira. Excelentes para a confeção do pão semi-integral, muito saudável e equilibrado.
Farinha Tipo 150 – Farinha Integral
A Farinha de Trigo tipo 150 ou farinha integral é muito utilizada na industria da panificação. Dá origem a um pão saudável e muito rico em sementes, com uma textura compacta e mais escura do que os restantes tipos de farinha. A sua utilização é similar ás restantes farinhas, sendo utilizada na confecção de bolos de fruta, bolachas, pastéis entre outros.
Farinha Autolevedante
As farinhas autolevedantes são aquelas às quais se adicionou previamente um fermento químico. Indicadas para um melhor resultado na confecção de bolos e massas leves.
Agora que já conhece os vários tipos de farinhas, descubra alguns segredos das farinhas e farinaceos.