Falamos de teletrabalho quando nos referimos ao uso das tecnologias de informação e comunicação de modo a permitir realizar trabalho a uma determinada distância do local onde essa tarefa seria tradicionalmente executada.
O que é o teletrabalho
Esta definição é algo abrangente, mas não se trata apenas, como por vezes se supõe, de trabalho executado em casa. Em casa podem fazer-se mailings, serviços de costura ou cozinhar para fora, e nestes casos não se trata de teletrabalho. No entanto, e apesar de não abranger todas as formas de trabalho executadas em casa, este conceito engloba uma vastíssima gama de hipóteses de trabalho.
A mais usual é talvez a execução de tarefas para um determinado empregador com o qual se possui um contrato de trabalho que não implica a presença do trabalhador na empresa ou nas instalações do cliente.
Nos últimos anos, a evolução das tecnologias da informação e das comunicações teve um tal incremento que nos obriga a dizer a todo o momento que o mundo ficou mais pequeno. Comunicar em instantes com o outro lado do planeta, enviar documentos em segundos e sem a as imperfeições dos faxes, procurar cursos de pós-graduação na China ou nos Estados Unidos, fazer compras sem sair de casa…
Estas e outras modificações no nosso dia-a-dia foram sendo introduzidas e desenvolvidas, nos últimos tempos, através da Internet e o número de utilizadores em todo o mundo não pára de aumentar, tornando reais muitas das coisas com que há relativamente pouco tempo apenas era possível sonhar.
É claro que o mundo do trabalho não deixou que a evolução lhe passasse ao lado, e não tardaram a conhecer-se novas alternativas e oportunidades de emprego. Se bem que, hoje em dia, o termo “teletrabalho” é ainda pouco habitual, o conceito em si está a tornar-se cada vez mais integrados no nosso quotidiano.
Quando falamos de teletrabalho, há que levar em consideração o facto de Portugal estar ainda na infância da Internet e das comunicações em geral, e por isso o desenvolvimento deste conceito no nosso país tem sido lento.
Contudo, já assistimos à criação de algumas experiências pioneiras que pretendem introduzir este sistema no mercado de trabalho nacional e que irão influenciar profundamente a evolução do mercado de emprego no nosso país. Afinal, o teletrabalho oferece significativas vantagens para empregadores, empregados, freelancers e empresários.