A terapia dos cristais é conhecida e aplicada há milénios e a sua eficácia é incontestável.
Hoje em dia a terapia através dos cristais é essencialmente um complemento às terapias convencionais.
A terapia dos cristais
Há milhares de anos que o homem recorre aos cristais e outras pedras como auxiliares das práticas terapêuticas e religiosas. O seu uso era essencialmente restrito a sacerdotes e iniciados.
Hoje em dia está ao alcance de qualquer um de nós. Em especial na Índia, na Grécia e no Egipto, os cristais eram utilizados como fontes energéticas sobre os remédios e eram um importante auxiliar da medicina.
Tanto na antiguidade como hoje em dia, os cristais são usados como um valioso complemento das mais variadas formas de terapia, incluindo a medicina convencional.
Os cristais são fortes amplificadores de energia, para além de conterem, na sua forma mais pura, as cores que correspondem ao nosso bem-estar e equilíbrio físico, biológico e espiritual.
Eles ajudam tanto a transmitir como a absorver a energia, direccionando-a e ampliando-a.
O uso dos cristais pode contribuir para as nossas vidas na medida em que têm o poder de emitir a nossa própria energia e atrair para nós a energia positiva do exterior.
A grande maioria dos cristais forma-se através da repetida acumulação de matéria à massa cristalina em crescimento, a partir do silício, do oxigénio líquido e de areia.
Grupos de moléculas de óxido de silício (SiO2), juntam.se, compondo espirais numa estrutura tridimensional e geometricamente perfeita.
O quartzo é o tipo de cristal mais comum, e o mais conhecido pela maioria das pessoas.
Como limpar os seus cristais
Antes de qualquer forma de utilização terapêutica, é essencial que um cristal seja limpo de toda a energia que traz acumulada, derivada de todos os locais e experiências por que passou.
A melhor forma de limpar um cristal é lavá-lo com água e deixá-lo imerso num recipiente com água e sal grosso, de preferência num local aberto e durante algum tempo.
É também essencial que os cristais sejam expostos à luz do sol e ao luar para serem energizados. Quanto mais tempo estiverem ao ar livre, melhor será o seu funcionamento.
Como utilizar um cristal
A forma de utilização dos cristais pode variar bastante:
- Podem ser utilizados juntamente com o Reiki, por exemplo, colocados sobre os chakras correspondentes de forma a potenciar a energia passada pelo Reiki.
- São também frequentemente utilizados na cromoterapia, uma vez que os seus efeitos derivam também da cor que possuem.
- Podem ainda ser utilizados sem qualquer outra terapia complementar, também aplicando-os sobre os chakras;
- podem ser utilizados para meditação através de exercícios de visualização e concentração ligados ao cristal,
- podem ainda ser utilizados, como é muito comum, sob a forma de ornamentos (ao pescoço, em anéis, pulseiras, etc.) e neste caso assumem uma espécie de função de talismã, cujo efeito se reflete no equilíbrio energético do organismo.
Alguns cristais e respectivos poderes:
Ametista (cristal de cor violeta)
È indicado para a transformação das energias negativas em positivas. Promove a sensação de paz e tranquilidade e é utilizada no tratamento de doenças sanguíneas, intestinais e dermatológicas.
Citrino (cristal amarelo)
Transmite força e auto-confiança, promove a capacidade de concentração e a criatividade. É um bom auxiliar para os estudantes porque ajuda na assimilação de conhecimentos.
Quartzo Branco (cristal de cor branca, o mais comum)
É um forte amplificador das energias e aumenta a capacidade mental e a memória. É utilizado nos mais diversos campos terapêuticos.
Quartzo Róseo (cristal de quartzo de cor rosada)
Transmite uma sensação de paz e tranquilidade, tem um efeito calmante e apaziguador. Facilita as trocas de energia em especial ao nível emocional.
Quartzo Verde (cristal de quartzo esverdeado)
Tem um poder essencialmente calmante e é utilizado nas mais diversas terapias.
Esmeralda (cristal verde – pedra preciosa)
Actua de forma positiva sobre a eliminação de traumas e preocupações. É utilizado no tratamento de doenças do foro imunológico.
Sodalita (cristal azul)
Tem um forte efeito de relaxamento e promove a abertura da chamada “terceira visão” (nome geralmente atribuído às capacidades “adormecidas” do nosso cérebro).
Topázio
Atrai motivação, iniciativa e auto-confiança. É o ideal para usar perante as escolhas difíceis pois ajuda a ultrapassar a indecisão.