O Dia de Reis é o último dia da Epifânia (o período que vai desde a data do nascimento de Cristo até à chegada dos Reis Magos a Belém) e comemora-se a 6 de Janeiro, não podendo faltar à mesa neste dia o tradicional bolo rei.
Neste dia comemora-se a chegada dos três reis Magos, Gaspar, Baltazar e Melchior que, seguindo a estrela de Belém, chegaram dos três cantos do mundo: Europa, Ásia e África.
Reza a lenda que os Reis Magos traziam ouro em representação da realeza de Jesus, mirra simbolizando o sofrimento, e incenso simbolizando a fé.
Decorridos dois mil anos, a tradição de comer um bolo rei em cada dia da epifania já não é bem o que era mas, pelo menos no dia de Reis, é presença obrigatória à mesa.
Simbologia do Bolo Rei tradicional
O próprio bolo tem a sua simbologia: o tom dourado da sua côdea representa o ouro, o seu aroma o incenso e as frutas a mirra.
Certamente que a tradição de comer e partilhar este rico bolo faz parte das tradições natalícias e do dia de reis, no entanto, hoje é normal ir comprá-lo a uma pastelaria ou a uma qualquer grande superfície comercial.
Mas não se deixe enganar, a receita não é secreta, nem sequer é um exclusiva das pastelarias, pelo contrário está ao alcance de qualquer um. Que tal celebrar este dia confeccionando o seu próprio Bolo Rei? Conheça aqui todos os passos que deve seguir e a receita do Bolo Rei Tradicional.
Cruze os dedos para não lhe sair a fava, para não ter de fazer o bolo novamente! Descubra toda a tradição do bolo rei e celebre em família o Dia de Reis.