O seu cão, tal como qualquer outro animal, aprecia a vida ao ar livre.
Deixá-lo fechado em casa, durante muito tempo, é uma das piores coisas que lhe pode fazer.
Um belo passeio ao ar livre com o seu cão é um dos maiores prazeres que lhe pode oferecer. Se o ser humano não deve ter uma vida sedentária, sem realizar qualquer exercício físico, o mesmo se passa com os animais. A circulação sanguínea fica favorecida com uma simples caminhada, quer se trate de cães ou de seres humanos.
O facto de o cão passear ajuda-o a movimentar-se muito melhor do que se estivesse sempre em casa, pachorrento e cada vez mais apático. Os músculos abdominais fazem um exercício maior, desfrutam da natureza, do ar livre, ao mesmo tempo que torna o animal mais enérgico. Os problemas de excesso de peso não dizem respeito só aos seres humanos. Se o dono é uma pessoa muito sedentária que não pratica exercício nenhum, nem sequer uma ‘corridinha’ ao fim de semana, lógico que isso vai também reflectir-se na forma de vida dos seus animais. Começam a ficar gordos, quase sem se mexerem, e os problemas começam a surgir.
Já se imaginou a correr na praia com o seu cão?
E pelo meio do campo a respirar todo aquele ar puro?
Uma boa corrida é o melhor para si e para ele. É que para além de todas as vantagens que beneficiam a circulação sanguínea, uma boa corrida favorece também o próprio sistema de nervoso, combatendo o stress e a ansiedade.
Ao caminhar ou correr com o seu cão, ambos desfrutam desta actividade pois os benefícios dos seres humanos aplicam-se também aos cães. A ligação que existe entre si e ele fica favorecida, porque ambos estão a realizar uma actividade em parceria e estão sentir um enorme prazer da mesma. É normal que se desenvolva um sentimento de cumplicidade maior entre ambos, com estes passeios e actividades do género.
Aproveite e vá-lhe ensinando algumas coisas que ele deve cumprir e outras que são proibidas. Faça-o compreender esse tipo de coisas, mas não de uma forma brusca ou através de violência física. Isso pode implicar que ele perca a confiança que tem em si, ou até mesmo que lhe faça frente quando você menos espera.
Utilize o tom de voz para exprimir o seu desagrado para com ele, mas sempre que ele se portar bem faça-lhe uma festa, dê-lhe um biscoito, mas só os indicados para ele, ou um miminho, que ele apreciará bastante e compreenderá a mensagem. Tenha cuidado para ele não começar a correr demais e fugir para longe do seu campo de visão, bem como deve verificar se existe algum sinal que proíba a permanência do animal, nomeadamente no caso de alguns jardins, parques e praias.
Acautele-se com as pulgas e todo o género de parasitas que no Verão fazem questão de aparecer. Uma coleira antiparasita, uma verificação exaustiva ao animal quando chegarem a casa, limpá-lo bem e, se necessário, o recurso a insecticidas pode ajudá-la a evitar outros problemas.
Aproveite para passear, correr e brincar o máximo com ele! Se você se diverte, acredite que ele se diverte muito mais!