Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do bacalhau!
No Dicionário Universal de Língua Portuguesa a palavra bacalhau tem origem no latim baccalaureu. Alimento que faz parte da cozinha tradicional portuguesa, o bacalhau tem uma longa tradição, não só em terras lusitanas como também a nível mundial.
História do bacalhau
Aliás, já em inícios do século XV que os portugueses navegavam até à Terra Nova, Canadá, com o intuito de pescarem esta dádiva dos mares. Servindo como alimento à população, o bacalhau era igualmente uma importante fonte de rendimento para os governadores da nação que enchiam os bolsos com a pesca do mesmo.
Assim, facilmente se constata este facto ao saber-se que o bacalhau era cerca de 10% do peixe pescado em Portugal.
O bacalhau é um peixe nobre que vive no mar frio, mas muito limpo, do Atlântico Norte, sendo a sua carne seca e salgada. Há centenas de anos que o Gadus Morhua, o seu nome científico, é apreciado pelo mundo inteiro. Este talvez seja o alimento com mais formas de receitas do mundo inteiro, mudando facilmente o seu paladar, e sempre apreciado em qualquer altura. Porém, é no período da Páscoa e do Natal que o bacalhau mais se impõe nas mesas portuguesas.
Todavia, e segundo a história mundial, a verdade é que muito antes do século XV já existia registo de fábricas para processamento de bacalhau na Noruega e Islândia. Apesar de muitos povos, como é o caso dos espanhóis ou noruegueses, terem dedicado bastante importância a este peixe, a verdade é que foram os portugueses os primeiros a inclui-lo nas mais diversas receitas, com os mais distintos temperos, e a fazer dele um verdadeiro manjar dos deuses.
Quase instantaneamente, foi introduzido na gastronomia portuguesa sob as mais variadas formas. Hoje em dia é um dos pratos símbolo da cultura gastronómica do nosso país, e todos, portugueses ou não, se deliciam com o seu sabor.
A facilidade com que chegou a quase todas as mesas portuguesas era pelo facto de ser, naquela altura, bastante barato, e conseguir chegar a qualquer boca independentemente da condição económica. Por isso, ele conseguiu popularizar-se amplamente entre todos, embora em determinada época, por altura da 2ª guerra mundial, tenha sofrido uma substancial subida no seu preço.
Como comprar o seu bacalhau
Nem sempre compramos um bacalhau legítimo. Por isso, e na hora da compra, convém ter em atenção pequenos factores: o verdadeiro peixe é sempre largo, o rabo deve ser quase recto ou ligeiramente curvado para dentro, e a sua pele característica não é branca, mas sim um tom creme. Além do mais, o bacalhau quando é realmente bom permite que a pele saia facilmente, sem que a mesma apresente qualquer tipo de manchas que revelem sujidade ou qualquer resíduo de humidade.
Rico em fósforo, com poucas calorias, sem açúcar nenhum, e com a quantidade de sal semelhante ao do nosso sangue, o bacalhau é extremamente saudável para o organismo. Apesar da sua pesca ser algo quase inexistente em Portugal, o nosso país continua ainda a cumprir as tradições de outrora, fazendo dele um alimento de eleição na nossa gastronomia.
Descubras os segredos de como demolhar o bacalhau retirando-lhe o excesso de sal e hidratando-o até à sua textura natural.
Descubra o bacalhau na Cozinha Portuguesa
Veja outras receitas de bacalhau.