Mesmo que você tivesse a maior autoestima do mundo, antes de conhecer esse seu novo companheiro, agora ela está completamente em baixo. Porquê? Descubra aqui o motivo!
Antes de você o conhecer parecia ser uma mulher forte e decidida, mentalizada que podia conseguir muita coisa da sua vida. Sabia que tinha capacidades para tal, bastava aplicar-se e entregar-se aos desafios.
O seu telefone não parava de tocar, era convidada para mil e um eventos, e poderia mesmo dizer-se que estava sempre rodeada de amigos. A sua vida era um harém de realizações profissionais e pessoais. Até que, num certo dia, conheceu aquele homem que lhe deu a volta à cabeça e acabou por se envolver com ele. Resultado da história: adeus autoestima!
A autoestima feminina
Se algumas mulheres não têm, pura e simplesmente, autoestima nenhuma, outras há que a perdem quando menos esperam e de uma forma, à partida, incompreensível.
A pessoa que mais esperava que a acompanhasse nos seus planos, lhe desse força, e que a motivasse, é simplesmente o motivo que a leva a sentir-se hoje um farrapo e uma inútil: o seu companheiro. Porquê?
Há homens demasiadamente machistas e que ainda hoje julgam que o papel da mulher deve ser sempre inferior ao do homem: menos inteligente e com um salário inferior.
Esta realidade é mais frequente do que possa pensar. O homem habituado a gerir tudo vê-se, repentinamente, a ser ultrapassado pela sua companheira, não só a nível social, como também profissional. É a mulher que tem um emprego melhor, ganha mais, tem mais amigos, é mais inteligente, e anda sempre bem com a vida.
Causas da diminuição da autoestima
O homem, por sua vez, vive isolado do mundo, sempre a fazê-la sentir culpada de tudo, a ridicularizar os seus sonhos e desejos, a falar mal dos seus amigos. Lógico, que a relação sofre as inevitáveis consequências!
Mediante todo este cenário a mulher começa a sentir-se mal. Chega a ter vergonha de si, de manifestar as suas opiniões, e a acreditar que, de facto, os seus projetos não são assim tão bons como aquele seu amigo lhe disse.
A mulher isola-se no mesmo mundo que o do seu companheiro, e só muito mais tarde conseguirá retomar a sua vida profissional e social. Existem motivos para que o homem haja assim: por inveja, machismo, insegurança, medo de a perder para outro mais inteligente e com uma posição social superior à dele, ou pode também acontecer que o homem tenha ciúmes doentios da companheira.
Seja qual for o motivo, esta atitude masculina deixará marcas duradouras e de difícil cicatrização no ego feminino. Acredite que não vai ser fácil voltar a ser a mulher determinada e segura de outros tempos!
As criticas constantes, diminuem a autoestima feminina
As críticas podem tornar-se em ameaças, e as discussões em violência! A solução é tentar impor-se desde o início. Não permita que um homem lhe destrua a autoestima apenas por motivos de inveja ou insegurança. Por isso, é necessário conhecer de antemão a pessoa com que estamos envolvidos.
Mesmo de início, existem sempre pequenas atitudes que deixam prever o fim dessa história de amor que você, na sua mente, idealizou. Acima de tudo, não compactue com essa situação e tente colocar um travão logo no começo!
A partir de uma determinada altura, e se você permitir que a situação avance, já nem vai dar importância à opinião de outras pessoas. A sua autoestima já está tão em baixo que, digam o que lhe disserem, você vai apenas assimilar as palavras do seu companheiro.
Uma conversa franca e aberta ajuda sempre a perceber os motivos que o levam a desprezar os seus amigos, familiares, trabalho, e tudo o que diga respeito à sua pessoa. Fale calmamente com ele! Perceba se vale a pena ou não esperar pela mudança dele ou se é preferível partir em busca de outro alguém que lhe dê o merecido valor!