Este é um filme onde a dor se silencia num hotel abandonado. De Jaume Balagueró, Los Sin Nombre convida a cenas chocantes com um final não menos surpreendente.
Sangue. Gritos. Mistério. Uma menina desaparecida. Esta é a base de todo um filme recheado de momentos de intensidade, nos quais o espectador aguarda por um qualquer desfecho irreal.
Misturando práticas de religiosidade extrema e obsessão por um poder indefinido, Los Sin Nombre aparenta ser de início um drama para depois se transformar em momentos de sangue e de desespero.
Los Sin Nombre
Retrata a história de uma menina desaparecida misteriosamente, sem motivos aparentes. Apenas se sabe o local onde foi encontrada e a sua identificação é quase impossivel, devido ao estado catastrófico do corpo. Mutilada, violada e transfigurada, Ângela é encontrada causando mágoa e inconformismo na sua família.
Todavia, o filme é bem mais complicado do que a tentativa de descobrir o assassínio dessa menina. Volvidos vários anos, começam a acontecer coisas estranhas que levam a sua mãe a acreditar que a filha não faleceu e que o corpo encontrado pertenceria a outra jovem.
Ajudada pela pessoa que conduziu o caso, a mãe e um ex-policial entram num universo perigoso de torturas e de fanatismo não identificado.
O filme esboça todo um conjunto de argumentos demonstrativos que, aos poucos, vão apurando a aterradora e inconcebível verdade. Los Sin Nombre é o nome de um grupo ou seita, se assim lhe quisermos chamar, que vivem em função da dor.
O que este grupo de pessoas pretende é a purificação do corpo através da dor, estrangulamento, violação e mutilação. Sem nomes, estas são as pessoas que acreditam mudar o mundo, aprendendo a dominar e controlar a dor através de cobaias humanas.
Todo o filme acaba por fazer cruzar o drama de uma mãe desesperada, pelo inexplicável retorno da sua filha, e um conjunto de situações que a levam a assumir uma atitude forte e de valentia. Los Sin Nombre tem como fio condutor um conjunto de flashes de imagens assustadoras, que se soltam da tela de maneira invasora e petrificante. O espectador vive em constante sobressalto e em busca da resposta para esses flashes de segundos, que irrompem rebeldemente e sem permissão por entre as cenas.
Se quer entrar no mundo do misticismo e se a sua visão aguenta imagens de dor, este é um filme de nuestros hermanos que não deve deixar passar pelos cinemas sem ir dar um espreitadela. Tudo começa com uma morte certa, surgindo a dúvida, até que a certeza inegável retorna ao de cima.
Jessica Del Pozo ou Karra Elejalde, são alguns dos actores que protagonizam este cenário cruel com um desfecho também ele bizarro. A 30 de Junho, Los Sin Nombre atacam o nosso país.