O psicopata Americano, um romance extraordinário

1951
O psicopata americano
O psicopata americano
- pub -

Está nas salas de cinema portuguesas o filme O Psicopata Americano, um original extraído do romance de Bret Easton Ellis.

O psicopata Americano

Bret Easton Ellis criou nos anos 80 um romance extraordinário, motivo de grandes controversas e discussões na época. A obra foi considerada muito violenta já que no centro da história estava um assassino em série, e o livro mostrava exactamente a forma como ele observava o mundo que o rodeava.

As pessoas que lessem a obra deparavam-se com cenas de violência literária demasiadamente exageradas para a sociedade americana da época, embora tenhamos que considerar a transparência da escrita onde era perfeitamente possível o leitor criar ele mesmo, na sua mente, os cenários que Bert Easton Ellis descrevia no seu livro.

Muito tempo depois as palavras são passadas para a tela dos cinemas com este O Psicopata Americano, de Marry Harron, e tendo no principal papel Christhian Bale, interpretando a personagem Patrick Bateman. Este revela-se aos espectadores como um jovem yuppie, que durante o dia leva uma vida normal, mas que não é uma pessoa tão banal como aparenta.

Patrick Bateman é uma pessoa aparentemente vulgar, com uma profissão frequente, corretor em Wall Street, e que aprecia o sentido estético das coisas. Gosta de roupas boas, e sempre de marca, anda impecavelmente arranjado, e é um total aficcionado de perfumes e de mulheres bonitas. Porém, Bateman é uma pessoa muito invejosa, com disfunções mentais, que revela uma personalidade diferente quando a noite cai…

É de noite que Bateman se transforma num serial killer perigoso, como aliás o são todos os serials killers. Na pele deste homem, o espectador vai-se defrontar com realidades absolutamente horripilantes e impensáveis. Por detrás da imagem obcecada de um louco com tendências assassinas, encontra-se ao longo de toda a trama a crítica a uma sociedade, aos seus defeitos e às suas tendências capitalistas.

- pub -

O filme, para além de Christhian Bale, conta ainda num dos seus principais papéis com William Dafoe. O filme ‘American Psycho’, no seu título original, não passou para a tela algumas partes verdadeiramente aterradoras do livro, embora o espectador não julgue que o filme vai ser um decorrer de cenas banais.

O Psicopata Americano já está nas salas de cinema portuguesas. Um programa para o fim de semana, com a presença principal de Christhian Bale e William Dafoe.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -