Lisboa conhece mais um novo espaço para a cultura.
Há já alguns anos que os lisboetas se habituaram a ir ao Mercado da Ribeira para algo mais do que compar flores ou outro tipo de alimentos.
Feiras do livro usado, por exemplo, animam este espaço, chamando a atenção de alguns milhares de pessoas a quem, muitas vezes, o Mercado passa despercebido.
Agora, uma nova vida vai começar… Ao lado do comércio retalhista, vai ser construído um espaço dedicado à cultura que irá ocupar o piso superior do edifício.
Feiras e exposições são, apenas, algumas das actividades lúdicas e culturais previstas.
Quanto ao comércio grossista, este vai ser transferido, em finais de Março, para o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, no Lugar do Quintanilho, entre os concelhos de Loures e Vila Franca de Xira.
Esta é, aliás, uma solução indespensável para afastar o trânsito de pesados do centro da cidade.
Desde Outubro passado que as obras invadiram o mais antigo mercado da cidade de Lisboa. Previsto está um custo total de 200 mil contos.
A recuperação do edifício passa pela reconstrução total das coberturas (desde o forro ao vigamento) e pela criação das infraestruturas necessárias, como as casas-de-banho ou as zonas de apoio às diversas actividades.
Obras bem vindas, segundo os comerciantes, que já as pediam a algum tempo.
A abertura ao público está prevista para o próximo mês de Abril, altura em que será possível disfrutar inteiramente das novas ofertas deste espaço.