Festival Évora Clássica

1642
- pub -

Esta é já a sétima edição do ‘Festival Évora Clássica’ com o intuito de despertar o gosto pela música, assim como dar a conhecer a bonita cidade de Évora a portugueses e estrangeiros.

O ‘Festival Évora Clássica’ reúne um grupo de artistas provenientes do estrangeiro, sendo esta uma iniciativa que se inscreve na Rota da Cultura da Europa. Já na sua sétima edição, o Festival é uma iniciativa da Casa Cadaval, mais concretamente da Duquesa de Cadaval, e tem a sua agenda preenchida por um leque de artistas que actuarão até ao dia 8 de Julho.

Os concertos que fazem parte desta iniciativa terão como pano de fundo o Palácio das Cinco Quintas e a Igreja dos Lóios, exactamente no centro histórico de Évora. O festival arranca hoje, pelas 21:30, e na abertura estará presente o pianista Pedro Burmester, acompanhado pela Orquestra Gulbenkian. A sessão de abertura decorre no Jardim do Paço, junto ao Templo de Diana.

De salientar também que a direcção artística de todo o programa do festival é da responsabilidade de Max Rabinovitsj. Assim, do Festival Évora Clássica fazem parte os seguintes concertos: ‘Noite de Marrocos’ com Llala Fátima Zohra, Quarteto Da Vinci e Orquestra Marroquina de Música de Andaluzia, a 1 de Julho, pelas 21:30, no Jardim do Paço), e o Recital de Piano com Artur Pizzaro, no dia 2 de Julho, pelas 21:30, no Jardim do Paço.

Mas, o fado terá também a sua presença na cidade de Évora. No dia 3 de Julho, pelas 21:30, no Jardim do Paço, tem lugar a ‘Noite do Fado’ com Kátia Guerreiro e Ana Sofia Varela, Paulo Pereira na guitarra portuguesa, João Veiga na viola, e Armando Figueiredo na viola baixo. No dia seguinte é de destacar o ‘Concerto dedicado a R. Schumann’ com o Quarteto- Piano e Cordas op. 47 R. Schumann e Quinteto- Piano e Cordas op. 44 R. Schumann, seguido pela ‘Noite de Goa’, no dia seguinte, à mesma hora, mas desta feita na Igreja dos Lóios, com o Maestro Manuel Morais.

O Concerto de Música de Câmara realiza-se no dia 6 de Julho, na Igreja dos Lóios. De destacar também a actuação da Orquestra Filarmónica das Beiras, a 7 de Julho, nos Claustros da Universidade de Évora, encerrando o ‘Festival Évora Clássica’ com o coro da Gulbekian, pelas 21:30, na Sé de Évora.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -