Jazz na Culturgest

2504
- pub -

Saxofone tenor Ken Vandermark Trombone Steve Swell Trompete Magnus Broo Contrabaixo Joe Williamson Bateria Michael Vatcher.

Mais na qualidade de frontman do que de líder – trata-se de um colectivo de iguais –, o saxofonista e clarinetista norte-americano Ken Vandermark vai estrear em Portugal – com uma digressão e o registo de um CD – uma nova formação com o envolvimento do seu nome:

Platform 1. Se quatro dos membros do quinteto foram nascidos e criados na América do Norte, três nos EUA e um no Canadá, verificamos que dois deles vivem na Europa há largos anos, designadamente o contrabaixista Joe Williamson, que agora habita em Copenhaga depois de ter experimentado Amesterdão, Berlim e Londres, e o baterista Michael Vatcher, radicado na Holanda e parte da cena local.

Curiosamente, o único europeu do grupo, o sueco Magnus Broo, estudou música no Texas, sendo talvez o mais “americano” dos trompetistas do Velho Continente. O próprio Vandermark e o trombonista Steve Swell, figuras de proa, respectivamente, do novo jazz de Chicago e de Nova Iorque, são músicos permanentemente em digressão deste lado do Atlântico. Estas conexões geográficas não são uma simples curiosidade: estão profundamente inscritas na música que nos vêm propor em conjunto.

O jazz que lhes vamos ouvir está na intersecção do hard bop e do legado free , e nisso esta Platform 1 persegue uma tendência desta música hoje com grande expressão nos Estados Unidos. Mas não se trata de uma simples equação: todos estes excelentes instrumentistas e compositores, dos melhores em actividade, desenvolveram os seus percursos individuais em várias frentes no que a estilo e até género diz respeito, e ao longo do tempo foram incorporando elementos dessas outras linguagens musicais nos seus discursos, indo do rhythm ‘n’ blues , do funk e da soul afro-americanos até à livre-improvisação e ao experimentalismo de cunho europeísta, com assimilação, também, de alguns dos códigos da música erudita contemporânea, a desenvolvida em países como Itália, Alemanha, França ou Inglaterra. O que fizerem será o resultado de todas essas interferências, dentro dessa tipologia da música feita de osmoses que é o jazz.

JAZZ
TER 24, QUA 25
DE MAIO
Pequeno Auditório
21h30 · Duração: 1h20 Read More
M12 · 5 Euros (preço único)
Informações e reservas
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Bilhetes à venda
Culturgest
Agências Abreu
Galeria Comercial Campo Pequeno
Casino Lisboa
C.C. Dolce Vita
El Corte Inglés
Fnac
Megarede
Worten
www.ticketline.sapo.pt
Reservas Ticketline 1820 (24 horas)

- pub -
Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -