José Wallenstein Encena Peça no Porto
‘A Hora em que não sabíamos nada uns dos outros’ é o nome da peça encenada por José Wallenstein, e que está patente no Teatro Nacional S. João, no Porto. José Wallenstein, actual director artístico do Teatro Nacional S. João, partiu à aventura e encenou a peça ‘A Hora em que não sabíamos nada uns dos outros’. Marcando o início da temporada artística, a peça é da autoria do dramaturgo Peter Handke e foi traduzida por João Barrento.
A peça incentiva a sensibilidade, a emoção, o pensamento, num conjunto de momentos onde a palavra não tem ordem para actuar. Ao todo são cerca de 30 actores que aliciam o espectador a idealizar imagens e cenários, num misto de vozes invisíveis com desenhos imaginários na mente do espectador.
Afinal, quando é que sabemos alguma coisa de algo? E será isso a esfera adivinhadora que nos possibilita encontrarmos o caminho? Experiências e situações reflectem os factos que esta peça deixa adivinhar, contempladas de forma personalizada. O espectáculo teve a sua estreia marcada no primeiro dia de Fevereiro e terá o seu encerramento marcado para o dia 25 do mesmo mês.
‘A Hora em que não sabíamos nada uns dos outros’ pode ser um espelho da realidade, pois na verdade são os espectadores comuns que oferecem à peça a verdadeira inspiração e essência da mesma. Longe de contos macabros ou de lendas fictícias, ‘A Hora em que não sabíamos nada uns dos outros’ é a tradução simulada dos aspectos da vida de todos nós, simplificada no palco do Teatro Nacional S. João.
Um espectáculo a não perder na cidade invicta numa altura em que a mesma assume o papel de capital europeia da cultura. Junte o útil ao agradável e dê um pulo até ao Porto!