Doenças do Comportamento Alimentar – Um Guia para os Pais de Rachel Bryant-Waugh e Bryan Lask da Editorial Presença
Doenças do Comportamento Alimentar
Editado pela Editorial Presença e com a autoria de Rachel Bryant-Waugh e Bryan Lask este livro fala-nos das dificuldades na alimentação durante os períodos da infância e da adolescência.
Dificuldades na alimentação durante os períodos da infância e da adolescência são assuntos recorrentes e um aspecto muito comum que tanto preocupa os pais. Nos últimos anos tem aumentado a percepção desse problema, e prova disso é que cada vez mais casos de doenças do comportamento alimentar têm sido estudados e tratados.
Este livro, da autoria de dois especialistas com uma vasta experiência no acompanhamento de casos diagnosticados de DCA (Doenças do Comportamento Alimentar), foi concebido como uma ajuda para todos os país que notam diferenças comporta mentais na alimentação de seus filhos.
Procurando responder às preocupantes questões que deixam os pais em estado de grande ansiedade, os autores apresentam-nos uma análise detalhada de sete DCA, diagnosticadas em crianças e adolescentes, como a Anorexia Nervosa, a Bulimia Nervosa, a Alimentação Selectiva, a Alimentação Restritiva, a Fobia dos Alimentos, Perturbação Emocional do Evitamento Alimentar e Excesso Alimentar de Carácter Compulsivo.
Desde a descrição da origem do problema, dos sintomas e sinais de alarme mais comuns das DCA, passando pelos pontos cruciais de gestão da doença por parte dos pais, até à apresentação de casos clínicos e informação de apoio, este livro constitui um suporte clínico e afectivo para todos os que se vêem confrontados com este problema.
Conta com o prefácio à edição portuguesa e revisão científica de Daniel Sampaio, Professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Lisboa e Membro da Direcção do Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar.
Rachel Bryant-Waugh cresceu na Holanda mas licenciou-se na área das Ciências Humanas em Sussex, na Inglaterra. Realizou a tese de doutoramento sobre o tema da Anorexia Nervosa Infantil na mesma instituição, enquanto estagiava no Great Ormond Street Hospital For Children.
Em 1988 conclui o estágio de Psicologia Clínica e inicia uma especialização, em conjunto com Bryan Lask, novamente no Great Ormond Street Hospital, no tratamento e estudo de doenças do comportamento alimentar na infância. Já publicou diversos artigos científicos e participou em várias convenções médicas, tendo sempre como temática as DAC.
Actualmente exerce Psicologia Clínica e é Oradora Honorária na Universidade de Southampton.
Bryan Lask licenciou-se em St. Bartholomew’s Hospital Medical School de Londres, e fez estágios de pós-graduação no Maudsley Hospital, no Institute of Psychiatry e no Great Ormond Street Hospital For Children.
Autor de seis livros, de inúmeras recensões científicas e visitante habitual nas palestras dadas em Universidades nos E.U.A, Canadá e Austrália, foi consultor psiquiátrico no Great Ormond Street Hospital entre 1975 e 1998, tendo também ocupado o cargo de Director do Programa de Doenças do Comportamento Alimentar.
ctualmente exerce Psiquiatria, é coordenador do Programa de Doenças do Comportamento Alimentar em Crianças e Adolescentes, no St. George’s Hospital Medical School e Pathfinder NHS Trust, e consultor médico no Huntercombe Manor Hospital, em Berkshire.