A Dinâmica da Relação da Fratia da Criança com Paralesia Cerebral de Raquel Amorim

1844
A Dinâmica da Relação da Fratia da Criança com Paralesia Cerebral
A Dinâmica da Relação da Fratia da Criança com Paralesia Cerebral
- pub -

A Dinâmica da Relação da Fratia da Criança com Paralesia Cerebral de Raquel Amorim França da Quarteto

A Dinâmica da Relação da Fratia da Criança com Paralesia Cerebral

Compreender as reacções familiares a uma criança com paralisia cerebral e as consequências deste problema são o cerne da questão investigada por Raquel Amorim França. O presente volume apresenta o resultado de um projecto de dissertação de Raquel Amorim França no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.

Este foi um desafio para a autora, uma vez que o projecto a elaborar teria necessariamente de ser elaborado sobre um tema inédito.

Desta forma Raquel Amorim dedicou-se a elaborar uma investigação em que pudesse aprofundar algumas das questões que lhe surgiam ao longo da experiência profissional com crianças e jovens com Paralisia Cerebral e a interacção com as suas famílias.

Para além de abordar a temática, definição e etiologia da deficiência quer em Portugal quer noutros países, este livro apresenta ainda a sua evolução histórica e actual, que podem ser considerada uma visão comum a todas as deficiências que provocam uma reacção social e tentativas de mudança ou apenas uma atitude de afastamento.

Num dos capítulos é também abordado o tema da lesão cerebral e o seu reflexo nos comportamentos, que permite uma abordagem às controvérsias e à problematização desta deficiência que assenta num órgão tão complexo como é o cérebro humano.

- pub -

As reacções da família, as diferentes formas de comportamento perante a deficiência, quer parental, quer acima de tudo fraternal é um dos pontos mais abordados na obra. E finalmente são apresentadas as conclusões da investigação efectuada no Centro de Reabilitação de Coimbra, num estudo que incluiu os pais de crianças com paralisia cerebral.

Raquel Amorim França é responsável do Departamento de Psicologia do Centro de Reabilitação de Paralesia Cerebral de Coimbra onde exerce as funções de psicóloga desde 1980.

Esta obra agora apresentada pela Quarteto, incluída na colecção ‘Saúde e Sociedade’ é o resultado do trabalho de investigação defendido pela autora na obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica na Faculdade de Coimbra.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -