Guia da avaliação, um livro destinado aos professores que desejam mesmo conhecer e avaliar melhor os seus alunos.
Uma das maiores dificuldades que se colocam aos professores dos nossos dias, seja qual for o nível de ensino e da avaliação, por o que esta tarefa implica em termos futuros para o currículo dos estudantes.
Guia da avaliação
Todos os que passaram pela escola sabem o quanto uma avaliação pode ser errada e injusta, especialmente do ponto de vista dos estudantes. E este é um problema comum nas escolas portuguesas, especialmente em algumas universidades. Para além dos problemas que se colocam a nível de currículo, estes ‘erros’ retiram ainda a confiança perante os professores e criam desmotivação para os alunos.
Este pequeno guia editado pela Presença, vai permitir aos professores criarem o seu próprio método de avaliação correcto e, acima de tudo, justo.
O Guia de Avaliação pretende ajudar os professores, fornecendo-lhes pistas úteis e práticas para se conduzirem neste processo, como seja a preparação dos alunos para o processo avaliativo, a melhor forma de avaliação para os trabalhos escritos, apresentações orais,, a elaboração e correcção de provas, a estimulação da auto-avaliação dos alunos, que irá permitir a consolidação da qualidade e da avaliação.
O guia foi organizado por Sally Brown, conselheira de Desenvolvimento Educacional na Universidade de Northumbria, Brenda Smith, diretora de Qualidade de Ensino e Aprendizagem na Universidade de Nottingham Trent e Phil Race, professor de Desenvolvimento Educacional na Universidade de Glamorgan, e não deixa de estar bem adaptado à realidade portuguesa.