História da Arte em Portugal I- O Românico de Carlos Ferreira de Almeida, Vítor Serrão e José – Augusto França da Editorial Presença
História da Arte em Portugal I- O Românico
Viajar pela história da Arte em Portugal, nomeadamente acompanhando o período e fase românica, é o que propõe este livro de Carlos Alberto Ferreira de Almeida.
Os seis volumes que integram, esta História da Arte em Portugal, foram idealizados como uma obra de iniciação e de apoio ao estudo da Arte Portuguesa.
Da autoria do Professor Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida, do Professor Doutor Vítor Serrão e do Professor Doutor José- Augusto França, estas páginas reflectem a erudição e a profundidade da vasta e diversificada formação cultural dos autores, e o extremo cuidado e sensibilidade com que sempre investigaram e reflectiram sobre a Arte em Portugal.
Concebida como um manual, esta obra oferece-nos uma exposição equilibrada sobre as nossas realidades artísticas, revelando um panorama que se estende desde os começos da Reconquista até 1500, em plena época de D. Manuel, através de um estilo límpido e cativante.
A complexidade que caracteriza tantos dos temas da Arte Medieval é plenamente ultrapassada graças a uma exposição de grande clareza e rigor.
Este primeiro volume, sobre o período Românico, incide particularmente na Arte da Reconquista, na Arte Islâmica e no estilo Românico- arquitectura, escultura, pintura, iluminura, moldagem de metais e trabalho no marfim. Além do mais, a obra é composta por fotografias extraordinárias completando toda a informação aqui presente.
Carlos Alberto Ferreira de Almeida nasceu em 1934, e após se ter matriculado no Seminário do Porto, completou o curso superior de Teologia. Cursou posteriormente História, e tornou-se assistente na Faculdade de Letras onde havia tirado o seu curso.
É nessa altura que inicia a investigação que produziu até ao final dos seus dias, pesquisando sobre escavação arqueológica.
Escreveu ainda centenas de estudos etnográficos que em muito aumentaram o nosso actual conhecimento de tradições, hábitos, costumes e história, sendo da sua lavra os estudos mais marcantes nos domínios da etnografia, da antropologia, arqueologia, e da história da arte no nosso país.
Faleceu em 1996 na Venezuela, e este livro da Editorial Presença é apenas uma pequena amostra do muito que nos deixou.