Favores em cadeia de Catherine Ryan Hyde da Publicações Europa-América.
Favores em cadeia
Um livro que se tornou um filme. Uma história de um rapaz que mudou o mundo. ‘Favores em cadeia’ parece, à primeira vista, uma história simples. Um professor, um aluno, uma mãe. Mas a simplicidade acaba aqui.
O professor é um homem marcado no corpo e no rosto por um pai bêbado que um dia lhe pegou fogo. O aluno é Trevor de 12 anos, filho de uma mulher alcoólica, que tem fé em poder mudar as coisas e o mundo que o rodeia. A mãe é a progenitora de Trevor, que vive a vida por detrás das brumas do álcool.
Um trabalho de casa irá mudar para sempre a história destas três pessoas. Trata-se de um simples trabalho, sobre o que poderiam fazer para mudar o mundo e como o fariam, que este professor mandara os seus alunos de estudos sociais fazer centenas de vezes, mas que nas mãos de Trevor fez crescer uma semente muito especial de amor, amizade e de consciência social.
Trevor é um rapaz cheio de imaginação e desejo de mudar as coisas e por isso a sua ideia para o trabalho é simples: fazer favores a três pessoas, e pedir-lhes que retribuam fazendo outros três favores a outras pessoas.
E embora Trevor acabe por abandonar a ideia ao princípio, a semente já estava lançada criando uma cadeia de ajuda e amizade por toda a América. Depois disso o mundo não voltaria a ser o mesmo.
Adaptado para 10 línguas e distribuído em 14 países, este romance depressa se tornou um dos mais importantes bestsellers do ano.
‘Favores em cadeia’ foi adaptado para cinema e o filme teve estreia recente em Portugal, contando com as participações de Kevin Spacey, Helen Hunt, Haley Joel Hasment e Jon Bon Jovi.
Catherine Ryan Hyde é a autora do romance, e de outros trabalhos que têm recebido louvores da crítica, tal como os seus numerosos contos. Actualmente vive em Cambria, na Califórnia.