Incidentes Críticos na Sala de Aula de Vários Autores da Editora Quarteto
Incidentes Críticos na Sala de Aula
São inúmeras as dificuldades com que os professores têm de enfrentar na sala de aula, e muitos pais também não estão preparados para lidar com a situação. Num passado não muito distante, os alunos eram ensinados a respeitar e até temer os professores. Hoje em dia a situação alterou-se completamente e muitos são os professores que temem os seus alunos.
O presente volume foi produzido a pensar nas dificuldades que os docentes e pais encontram para lidar eficazmente com os incidentes críticos que acontecem na sala de aula.
No prefácio do livro os autores colocam a questão das causas possíveis para a indisciplina dos alunos, que aumenta aparentemente com a acentuação das liberdades e da democracia. As hipóteses colocam-se mas as respostas são difíceis.
Trata-se de um livro organizado por três autores, Carlos Fernandes da Silva, Paulo Nuno Sousa Nossa e Jorge Manuel Silvério, todos com larga experiência no campo do ensino e também com conhecimento das dificuldades encontradas ao nível da liderança e gestão de conflitos na área do ensino, em constante mutação e profunda crise.
Histórias de professores, as modas psicopedagógicos, as alterações de regras, os condicionamentos educativos segundo a teoria da educação e os vários distúrbios psicológicos que podem estar associados à indisciplina são alguns dos assuntos aqui abordados, assim como vários exercícios e atitudes que os professores devem adoptar para evitar ou diminuir esse tipo de comportamentos, tudo numa linguagem simples e com alguma ironia à mistura.
‘O livro que agora se publica está claramente direccionado para ajudar, de forma decisiva e eficaz, os professores a superarem os problemas de disciplina que, sem tombar em generalizações apressadas, nem alarmismos injustificados, assumem uma acuidade considerável no nosso sistema educativo’ refere Nicolau de Almeida Vasconcelos Raposo, autor do prefácio e professor da Faculdade de Psicologia de Coimbra.
A edição está a cargo da Editora Quarteto, integrada na colecção ‘Nova era – Educação e Sociedade’ e recomenda-se a leitura a todos os professores e educadores, quer estejam em inicio de carreira ou não.