A Morte nas Dunas de Jim Crace

1856
A Morte nas Dunas
A Morte nas Dunas
- pub -

A Morte nas Dunas de Jim Crace da Editora Gradiva

A Morte nas Dunas

‘A Morte nas Dunas’ é um livro misterioso e intenso escrito por Jim Crace. Da Editora Gradiva, este é o livro onde a morte espreitou fatalmente no areal de uma praia, algures.

A história tem no seu centro um casal que apareceu morto nas dunas, praticamente nus, mas que ainda assim, e mesmo depois de mortos, pareciam estar ainda apaixonados. Mas, a realidade é que este livro não é um policial no qual se tenta descobrir o(s) assassínio(s), mas sim o diário de duas vidas.

‘A Morte nas Dunas’ tem como ponto de partida os motivos que levaram à morte do casal. Mas este é apenas o ponto de partida para o desenrolar da história, pois todo o livro é muito mais amplo do que esse cenário. Não espere investigações criminais ou algo do género, mas sim diversas histórias referentes ao passado do casal e a todo o mundo pessoal que os rodeava.

Desde a época em que Joseph e Celice se conheceram, até aos segundos que antecederam a morte de ambos, o livro oferece um manual de história bastante vasto. Inteligentemente realizadas, a autora soube cruzar cada uma delas deixando que todas elas se interliguem entre si de forma harmoniosa.

‘Os corpos tinham expirado, mas qualquer pessoa diria- só de os olhar- que Joseph e Celice ainda se amavam. Pois enquanto a mão dele a tocava, encurvada sobre a perna dela, o casal parecia ter alcançado esse estado de paz que o mundo geralmente nega, um momento de graça que desafiava até o crime que os vitimara’.

- pub -

A ocorrência é passada em Baritone Bay, a meio da tarde. Um homem e uma mulher, nus, casados, há quase trinta anos, jazem assassinados nas dunas.

Um livro brilhante, escrito de forma genial, onde as palavras se complementam numa alusão ao mistério e ao romance. Da Editora Gradiva, ‘A Morte nas Dunas’ é um livro de Jim Crace, vencedor de vários prémios e autor de ‘Continent’ ou de ‘Quarentena’, entre outros.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -