‘A Ilha Décima’ é um livro de Maria Luísa Soares lançado pela Editorial Presença. Um livro que nos mostra toda a beleza dos Açores, as suas raízes e realidade.
A Ilha Décima
A história de ‘A Ilha Décima’ revela-nos as maravilhas do povo dos Açores, embora faça uma maior referência ao cenário e realidade da Ilha Terceira. Um verdadeiro manual de imagens escritas é o que Maria Luísa Soares oferece aos seus leitores, amantes ou não do arquipélago dos Açores.
O livro retracta a história da família de Inácio Jorge quando este se muda da Ilha de S. Jorge para a Ilha Terceira, deixando para trás todo um passado. Para trás ficou a família, tios, tias, o avô, a avó Eulália, as histórias do tio António, e uma série de recordações que fazem parte da identidade desta família.
Ainda passada na época em que os Açores eram constituídos apenas por nove ilhas, ‘A Ilha Décima’ é um romance que aborda fielmente o quotidiano, paisagens, hábitos, universo açoriano, de um tempo que agora está ultrapassado pelo frenesim dos tempos modernos.
Ler o livro de Maria Luísa Soares é quase a mesma coisa que vaguear pelos caminhos recônditos da esfera açoriana, sentir-lhes os cheiros, e conhecer-lhes as gentes. Recorrendo a uma escrita com laivos poéticos, descritiva, mas mantendo a objectividade da narrativa, o leitor mergulha na história da família de Inácio Jorge.
Um livro dividido por conteúdos, todos eles referentes a um mesmo universo, os Açores, mais concretamente a Terceira, é o que lhe propomos. Deixe-se mergulhar pela mística das gentes dos Açores, a sua paisagem e cultura neste ‘A Ilha Décima’ de Maria Luísa Soares, lançado pela Editorial Presença.