Retórica da Evidência de Leonel Ribeiro dos Santos da Editora Quarteto.
Retórica da Evidência
Um outro Descartes, assim se poderia definir aquilo que este livro se propõe a levar até aos leitores. De Leonel Ribeiro dos Santos, este livro leva-nos até ao encontro de um grande pensador.
Descartes é vulgarmente conhecido não só como o protótipo de filósofo racionalista, mas também como o fundador do racionalismo moderno e, por alguns, é até acusado de todo o cortejo de males atribuídos ao racionalismo científico – tecnológico que modelou a civilização moderna e contemporânea.
Alguns apontam muito os erros de Descartes, mas existem outros tantos que vão ainda mais longe e que desejariam dizer de uma vez para sempre “Adeus a Descartes”. Neste volume propõe-se um “regresso a Descartes”, oferecendo-se uma nova leitura de alguns textos muito conhecidos e outros não lidos, ou muito pouco lidos.
Desta nova visão, resulta a evidência de “um outro Descartes”, bem diferente daquele a que nos habituaram as interpretações tradicionais. Emerge assim um pensador que nos fala pela sua linguagem, pela poderosa retórica das suas imagens, pela sua peculiar concepção e prática da poética do espírito.
“Retórica da Evidência ou Descartes segundo a Ordem das Imagens” é um livro lançado pela Quarteto Editora, da colecção “Caminhos”, e que conta com a assinatura de Leonel Ribeiro dos Santos. O autor é professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecciona, entre outras matérias, Filosofia Moderna.
Leonel Ribeiro dos Santos conta já com outras publicações no âmbito da filosofia.