O Buda de André Bareau da Editoral Presença
O Buda
O homem e a obra de Buda desde a sua vida à lenda que foi criada em seu redor e os seus ensinamentos.
Todas as épocas têm os seus ensinamento se as suas verdades, que o tempo conserva apenas as fundamentais. Escritos perdem-se nas brumas e outros preservam-se como sinais e fontes. Uns são inspirados, outros malditos, são tratados de sabedoria que por vezes ultrapassam mesmo a realidade.
É por entre as brumas douradas da lenda que chegam até nós a pessoa e a vida de Gautama, o Buda. Os principais factos da sua existência transparecem progressivamente através da névoa densa e deixam entrever os contornos de uma das mais nobres, cativantes e admiráveis figuras da história.
Seis séculos antes de Cristo, Buda fez uma constatação que poderia conduzir ao desespero – TUDO É DOR. A vida toda é feita de dor, mas ele propõem ainda um conjunto de métodos para aceder à serenidade durante a existência terrestre e alcançar o Nirvana, o estado completo de libertação da dor e do sofrimento e das suas causas.
Neste livro da Editoral Presença encontra reunidos os principais textos, numa versão resumida da filosofia de Buda assim como os métodos por ele apresentados, numa linguagem fluída e com histórias interessantes. Pode encontrar as versões em português e explicadas do Sutra-pitaka e Vinaya-pitaka as fontes mais antigas e mais seguras da doutrina.
André Bareau era professor no Collège de France e faleceu em 1993, embora continue a ser um dos expoentes máximos da temática do Budismo.