Sonhar é bom, mesmo muito bom! Mas nem sempre os sonhos são relembrados, assim como nem sempre podemos chamar ‘sonho’ a um pesadelo. Porque sonhamos então?
Porque razão sonhamos nós?
Quantas vezes já não lhe aconteceu acordar e lembrar-se apenas de uma parte ínfima do sonho? E, pior ainda, quantas vezes não lhe aconteceu querer lembrar-se e depois dar-lhe uma verdadeira ‘branca’? Amnésia total!
Muitas vezes, acontecem também coisas mais estranhas: acordarmos sobressaltados, a transpirar, chorar, embora não consigamos muito bem compreender o que realmente se passou e o que sonhamos.
O que são os sonhos?
Do universo dos sonhos para a nossa vida real vai um longo, mas ao mesmo tempo curto, caminho. A verdade é que os sonhos são apenas a constatação daquilo que o nosso inconsciente guarda, num recanto bem escondido.
Armazenamos uma quantidade de informações, imagens, pensamentos, reflexões, desejos secretos, medos, e ansiedades na nossa mente que o nosso inconsciente guarda silenciosamente. E, é exatamente nos sonhos que essas ‘coisas’ do pensamento se vão refletir, límpidas como a água. Por mais estranho que possa parecer, um sonho tem sempre uma explicação óbvia. Você é que pode não a compreender, ou nem sequer lhe atribuir qualquer significado!
A mensagem dos sonhos
A mensagem inerente a um sonho está sempre lá. Disfarçada sobre formas estranhas, a verdade é que tudo aquilo que guarda no seu inconsciente armazena-se neste período do sono.
Interpretação dos Sonhos
A realidade é esta: todas as noites sonhamos ! Por isso, e se quer perceber porque é que ontem sonhou com algo estranho, um balão, por exemplo, ou sentiu frio ao dormir, então descubra aqui o motivo, a partir destas palavras chave que lhe vamos deixar, para decifrar melhor os seus sonhos:
-
Abater – você sonha que está a abater alguém ou alguma coisa – é sinal que existe uma questão sentimental que exige diplomacia. Terá que ser mais maleável com a pessoa amada, ponha de parte o confronto e adapte-se ao seu meio.
-
Abismo – o seu trabalho, emprego, e a sua falta de tempo podem ser um objecto de recriminações. Não se dedique só às actividades laborais.
-
Abraçar – demonstra que você é uma pessoa social e expansiva, e que todas as pessoas a apreciam. Se no sonho evita um abraço é sinal de que procura diversas sensações, mas não se consegue ligar realmente
-
Acessório – sonhar com um acessório, seja ele qual for, é sinal de que este é um bom período para tentar a sua sorte na lotaria
-
Acidente – sonhar com um acidente é um sinónimo de que está necessitada de amor, e teme afirmar-se com receio que o outro mude a opinião que tem de si. Uma palavra ou gesto do seu companheiro viria a magoá-la bastante.
-
Água – nas vidas de todas as pessoas ocorrem acontecimentos cujo único objectivo é fazê-las ver que têm de mudar de caminho ou alterar a sua atitude face à vida e pessoas. Mude!
-
Balança – período de reflexão, no qual sente dificuldades em comunicar com o exterior.
-
Balão – necessidade de dominar a impulsividade.
-
Beco sem saída – você reencontra a sua energia. Necessidade de viver e de se libertar.
-
Boda – uma pessoa manifesta um interesse em si, e você está feliz por isso.
-
Boca – receia que a sua existência se possa tornar pouco clara, e que necessita de encontrar um caminho para fazer diminuir o medo que existe em si.
-
Bombons – permaneça observador. Período favorável que marca uma boa altura para o amor ou para um encontro.
-
Cálice – vive no presente e evita fazer projectos para o futuro. Perturba-se facilmente .
-
Caminho – você julga merecer elogios, já que respeita os seus compromissos.
-
Capela – você precisa de dar a si mesmo todo o amor que destina aos outros.
-
Capotar – as questões do amor são muito delicadas. Não aceite conselhos de outros!
-
Cavalariça – só lhe falta um pouco mais de diplomacia para obter o que deseja.
-
Dança – novos amigos, realização social, êxtase; força cósmica geradora e destruidora.
-
Dormir – o seu bom humor faz com que tenha um grande magnetismo, assim como um certo poder sobre os outros e sobre aquilo que vive.
-
Embalar – você quer agradar a todos. Desespera quando não consegue.
-
Enforcamento – tendência para ser moralista com os próximos, mas ninguém a escuta.
-
Enterrar – é o rei da comédia, divertindo todos, mas nem sempre é honesto.
-
Escorregar – sente-se feliz com uma ventura, e as suas relações afectivas estáveis já não o concretizam. Quer mais excitação, mas receia a infidelidade. Se ao escorregar cair é sinal que vai haver um conflito na sua casa.
-
Flor – representa a riqueza e as honrarias; Flor clara- dúvida quanto às bases sólidas da vida sentimental; flor viva- entusiasmo exaltado, violento, realização das possibilidades latentes.
-
Frio – ter frio- um coração sofre em silêncio, sendo algumas insinuações misteriosas.
-
Gafanhoto – período de muita sorte no plano amoroso.
-
Gato – confusão; você recusa uma realidade, vivendo entre o prazer de acreditar e o sofrimento de saber.
-
Lágrima: chorar muito- você precisa de ver-se reconhecido pelos seus feitos.
-
Mendigo – sinal de que preza a sua dignidade pessoal. Organiza o dinheiro, tempo e energia.
-
Muro – intransponível- você é vivo e esperto, possui muitos trunfos. Apesar das dificuldades, continua ainda a acreditar numa atitude positiva.
-
Pais – tem uma opinião que não é influenciada pelos outros. Sabe o que quer!
-
Perigo – ver-se em perigo- actualmente, depois de muitos desgostos, você é uma pessoa amargurada, indiferente a tudo o que a odeia.
-
Punhal – a opinião dos outros não lhe interessa, nem os compromissos. Teimosa, está certa de que será bem sucedida.
-
Rir – guarda todas as suas forças para o trabalho.*Socorrer- sente-se fraco, sem vontade para nada. Esta é uma situação passageira.
-
Trovoada – necessita de mais coragem para conquistar o que pretende. Coloque de parte a ansiedade.
-
Vestido – magnífica história de amor na sua vida. Muita compreensão em relação a um amigo.
(estas palavras-chave do que sonhamos foram baseadas no livro – Compreender e Interpretar os Sonhos – de Nicole Bergeron)