O sal de mesa, ou sal de cozinha, é um condimento mineral obtido pela mineração (sal de rocha) ou pela evaporação de água do mar (sal marinho), a sua fórmula química é NaCl (cloreto de sódio).
Diferença entre sal marinho e refinado
Este tipo de sal, o marinho, quando é processado industrialmente, é efetuada a sua limpeza, branqueamento, refinação e a adição de outros produtos, quando necessário, depois de sofrer todos estes processos é denominado como sal refinado.
Sal marinho não refinado
Usualmente é comum encontrar como sal marinho o sal que foi obtido pela evaporação de águas marinhas e que não passou pelo processo de refinamento, de certa forma, o correto é chamá-lo de sal marinho não refinado.
Sal integral
O sal marinho não refinado é a forma mais bruta em relação à sua composição, já que após a evaporação da água marinha, além do sal, pode conter resíduos de algas, cloreto e sulfato de magnésio, sulfato de cálcio, algumas poucas bactérias resistentes à salinidade, partículas de argila e outros sólidos que dão a esse sal a coloração acinzentada, pela presença dessa quantidade de elementos ele também é chamado de sal integral.
Essa característica da extração do sal e da comercialização proporcionam a este sal integral aromas e sabores mais complexos do que o sal refinado, porém são facilmente mascarados pelo sabor de outros alimentos, são uns verdadeiros aliados na sua cozinha. e da sua saúde.
O que é o sal iodado?
É a inclusão de 0,001% de iodeto de potássio ao sal de cozinha. Existe no entanto também disponível o sal comum sem a adição de iodo, pois algumas pessoas podem ser intolerantes ao iodo, sendo assim, este sal é vendido comercialmente como sal sem iodo.
Conheça também as características dos diferentes tipos de sal disponibilizados nos espaços comerciais.