O alho porro tem um baixo contributo calórico mas um elevado conteúdo mineral e vitamínico. É uma boa fonte de potássio, e apresenta quantidades significativas de cálcio e fósforo.
Quanto ao seu conteúdo vitamínico, os alhos porros são ricos em vitaminas do grupo B, como os folatos e vitamina C. Apresentam quantidades discretas de vitamina B6 e E, ambas com efeito antioxidante.
Pode ser semeada durante o clima Frio Março a setembro – Clima quente: Fevereiro a Setembro.
O Alho porro é uma planta anual. O caule é um disco de onde saem para cima as folhas, parecido com o da cebola, sendo este maciço.
As folhas são planas e estão divididas em duas partes: a base é de cor branca, sendo esta a que engrossa formando o bolbo e a parte superior é plana e alongada de cor verde escura.
É muito exigente em termos de luz , adapta-se a temperaturas entre os 5ºC e 35ºC, sendo de 15ºC a 35ºC uma temperatura óptima.
Quanto ao solo é Pouco exigente. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de mais ervas.
Orientações para plantação do alho porro
- Distância entre plantas 15 cm.
- Distância entre linhas ou sulcos 50 cm.
- Indicada para cultivar em vaso com uma largura mínima de 12 cm, comprimento 12 cm e altura 12 cm.
Devido à sua elevada massa foliar, deve estar num bom estado de humidade. A rega deverá ser frequente mas em pequenas quantidades.
Se for cultivada em vaso ou jardineira é necessário regar mais frequentemente, dado que se desidrata com mais frequência sobretudo no Verão.
A colheita deverá ser feita a partir dos 80 dias a contar da sua plantação. O alho-porro concerva-se na terra durante bastante tempo em perfeito estado. Colha manualmente com cuidado para não quebrar o alho-porro.
Composição nutritiva
Por cada 100 gr de alho porro fresco:
- Energia 39 (Kcal)
- Água 90 (ml)
- Hidratos de carbono 8 (g)
- Fibras 3 (g)
- Potássio 270 (mg)
- Fósforo 50 (mg)
- Cálcio 60 (mg)
- Vitamina C 20 (mg)
- Folatos 127 (mg)