A pele é o maior órgão do nosso corpo, pelo que necessita de toda a nossa atenção durante todo o ano. Conheça agora quais os cuidados essenciais que deve ter com a sua pele, começando por identificar qual é o seu tipo de pele.
Cuidados a ter com o seu tipo de pele
A pele é o maior órgão do nosso corpo. É constituída pela epiderme, derme e a hipoderme:
- A epiderme é a camada sobre a qual nós aplicamos a maior parte dos produtos cosméticos. Consiste numa sobreposição de células que vão ascendendo às camadas superiores. À medida que vão ficando mais velhas, vão-se formando as ditas células mortas.
- A derme contém vasos sanguíneos mais pequenos, glândulas sebáceas que produzem o sebo, sendo este responsável para oleosidade da pele e pelo acne.
- A hipoderme é a camada mais profunda da nossa pele, contendo inúmeros vasos sanguíneos e é onde a camada de gordura se localiza.
Sabe-se que a saúde da nossa pele é um reflexo da nossa alimentação, da nossa hidratação e do nosso estado hormonal. Deste modo, para além de todos os cuidados que deve ter na sua alimentação, pois esta deve ser equilibrada, rica nutricionalmente e pouco processada, também deve ingerir uma boa quantidade de água de modo a prevenir a secura e o desequilíbrio hormonal da sua pele.
Existem diversos tipos de pele, seja a pele normal, oleosa ou mista, seca e sensível, cada uma delas têm tratamentos diferentes. Assim sendo, partilhamos consigo algumas sugestões para tratar a sua pele consoante o seu nível de oleosidade e de sensibilidade.
Sugestões para criar uma rotina consoante o seu tipo de pele:
Pele oleosa
Este tipo de pele tem a tendência a ter poros visíveis, pele brilhante ou espessa e uma predisposição para a formação de pontos negros e acumulaçao de outras impurezas. Se a sua pele apresenta estas características, sugerimos-lhe que siga esta rotina diária:
De manhã:
- Limpeza com um sabonete/gel sem óleos, rico em melaleuca, menta ou argila
- Creme de contorno de olhos
- Sérum antioxidante
- Hidratante rico em ácido salicílico e com uma apresentação em gel, gel creme ou sem óleo.
- Maquilhagem
À noite:
- Limpeza dupla
- creme de contorno de olhos
- tratamentos antiacne, caso necessário
- use um creme de noite caso sentir a pele seca
Faça esfoliação 1 a 2x por semana, com argila verde, pepino ou jojoba, que é ideal para eliminar os pontos negros da sua pele. Procure sempre utilizar ingredientes frescos como a menta, chá verde ou melaleuca.
Pele Seca
A pele seca apresenta tendência para o eritema, a descamação e a sensação de pele repuxada. Os poros são muito pequenos, mas há linhas visíveis e a pele pode ser áspera, escamada e parecer irritada.
Se tiver este tipo de pele, deve evitar tomar duches muito quentes que possam desprover a pele da sua humidade. Utilize sabonetes e produtos de limpeza suaves e evite esfoliações desnecessárias.
Escolha soluções de limpeza e hidratantes com uma textura cremosa e aplique-os tanto quanto for possível para deixar a sua pele mais macia.
De manhã:
- Limpeza. No entanto, evite utilizar água muito calcária e sabonetes agressivos.
- Creme de contorno de olhos
- Sérum hidratante antioxidante
- Hidratante. Procure usar ingredientes como manteiga de karité, coco, geleia real ou azeite.
- Protetor solar de preferência superior a 50, de modo a evitar os danos causados pelo sol.
- Maquilhagem
À noite:
- Limpeza
- Creme de contorno dos olhos
- Hidratante
As máscaras hidratantes podem trazer benefícios de curto prazo para a pele seca, mas só deve fazer esfoliação uma ou duas vezes por mês, e apenas se a sua pele tolerar.
Experimente fazer uma máscara semanalmente com argila amarela, romã, morango, chá verde ou mel.
Pele sensível
Este tipo de pele está muito condicionado por aquilo que cada pessoa sente. De maneira geral, está caracterizada por eritema facial, ardor e desidratação em diversos graus.
É importante que as pessoas com a pele sensível tentem identificar os fatores desencadeantes para poderem evitá-los ao máximo.
Se tem este tipo de pele, deve tentar evitar adstringentes, tónicos e sabonetes mais agressivos. Atenção ao lauril sulfato de sódio, ao ácido salicílico aos AHA e aos álcool.
As fragrâncias e perfumes também podem gerar irritação e neste caso, a aplicação de óleos faciais para combate à pele seca podem agravar a sensibilidade da sua pele.
Prefira protetores solares com zinco ou titânio (protetores solares minerais) em detrimento dos protetores solares com filtros químicos que geralmente são mais agressivos para a pele.
De manhã:
- Limpeza
- Creme de contorno de olhos
- Sérum hidratante se a pele seca for um problema
- Hidratante sempre com fator de proteção solar. Usar ingredientes como aloe vera, mel de manuka ou rosa. Evitar cremes perfumados e/ou com conservantes.
- Maquilhagem
À noite:
- Limpeza
- Creme de contorno de olhos
- Hidratante, se necessário
Evitar fazer esfoliação diária porque pode agravar a sensibilidade cutânea. Fazer uma máscara semanal com argila rosa.
Pele normal / mista
Este tipo de pele é aquele não é demasiado oleosa nem demasiado seca, no entanto, pode apresentar um pouco mais de oleosidade na zona T (composta pela testa, nariz e queixo).
Segue um exemplo de um plano de cuidados para este tipo de pele:
De manhã:
- Limpeza com um sabonete hidratante de aloe vera ou mel.
- Creme de contorno de olhos
- Sérum antioxidante
- Hidratante de minerais do mar morto, cenoura ou abacate.
- Protetor Solar
- Maquilhagem
À noite:
- Limpeza
- creme de contorno de olhos
- Hidratante se necessário
Uma vez por semana, faça esfoliação ou aplique uma máscara facial. Para a máscara facial, utilize argila branca, pepino ou pêssego, de modo a eliminar as células mortas.