Cada dia um alimento? Comer um alimento diferente por dia, mas dividido em várias refeições. É esta a principal característica da dieta semanal.
A dieta semanal
Nesta dieta por exemplo, podemos começar por comer, no primeiro dia, 250 gramas de arroz, espaçadas por 4 refeições. No segundo dia partimos para os legumes, no terceiro para a carne e por aí fora.
O que esta dieta procura fazer é quebrar os hábitos alimentares, desarticular as funções digestivas e desencorajar o apetite. Deste modo, é fácil perder peso mas…
Os inconvenientes também são muitos: é difícil de seguir (principalmente para quem trabalha), é pouco atrativa e torna-se, rapidamente, cansativa.
No que diz respeito ao organismo, a carência de proteínas, vitaminas e minerais é notória. Aliás, o nosso corpo necessita de uma alimentação muito variada, o que não é possível com este tipo de dieta.
Desaconselhada devido aos seus efeitos negativos a médio prazo, a dieta semanal permite ainda uma recuperação rápida do peso quando se retoma aos hábitos alimentares iniciais.