Açaí – Euterpe oleracea – é uma pequena baga roxa, rica em nutrientes e propriedades benéficas para a nossa saúde. A palavra “açaí” significa “fruto que chora”, ou “fruto que expele água”.
Origem do Açaí
Oriunda da Amazónia, a palmeira de açaí pode chegar a 20 metros de altura e têm, pelo menos, 22 utilizações diferentes, desde o fruto (alimentação), folhas (produção de bolsas, redes ou sacos), até às sementes (óleos ou fertilizante) e aos ramos (para fazer telhados).
Estas pequenas bagas são ricas em lípidos (9% do peso da polpa fresca), fibras, fitoesteróis, antioxidantes (como as antocianinas), cálcio, fósforo, ferro, tiamina, vitaminas A e C e tocoferóis.
Quais os seus principais benefícios?
- Previne o envelhecimento: devido às suas propriedades antioxidantes.
- Fortalece o sistema imunitário: por ser rico em vitamina C, ômega-9 e anticitocinas.
- Melhora o sistema cardiovascular: ajuda na diminuição e no equilíbrio dos níveis de colesterol
- Melhora o funcionamento intestinal: devido à presença de fibras.
- É uma fonte de energia: ajuda a diminuir a fadiga e a exaustão muscular;
- Previne a anemia: devido à presença de ferro.
Como consumir esta baga?
Existe uma diversidade de formas de consumir a polpa deste fruto, desde batidos a papas. As mais comuns são as taças de açaí ou bowls de açaí, porque para além de visualmente apetitosas, são muito nutritivas e podem ser feitas com os ingredientes que quisermos.
Também é muito frequente encontrar gelados e sobremesas de açaí, pois com o sabor pouco doce torna-se fácil de combinar com alimentos mais doces, como o mel ou a banana.
Existem ainda o pó liofilizado (que pode ser adicionado a bebidas, batidos, cereais, iogurtes, confeção de bolos, etc.), suplementos e até em produtos cosméticos.