No passado dia 15 de Março arrancou a Campanha COMER BEM É MAIS BARATO criada pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Fundação EDP e pela SIC, com o apoio da DECO e da Associação Portuguesa de Nutricionistas, tendo como objectivo contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas e da população em geral.
Campanha Comer bem é mais barato
O mote da campanha centra-se em dois vectores fundamentais: uma alimentação mais equilibrada e saudável, por menos dinheiro. Baseia-se nos factores socio económicos que conduziram a mudanças radicais na sociedade portuguesas, alterando modos de vida, hábitos e costumes alimentares, a par das dificuldades da crise económica.
Contando com a coordenação científica da Professora Isabel do Carmo, um grupo de nutricionistas e especialistas em custos elaborou um conjunto de receitas completas e equilibradas, pelo valor de um euro, de modo a tornar mais eficiente a qualidade nutricional e a economia alimentar das pessoas.
«Comer bem e barato é possível», diz a professora Isabel do Carmo. «Quando falo em comer bem estou a referir-me a várias coisas…».
Mencionando a importância do valor calórico dos alimentos e dos seus nutrientes, indispensáveis para fornecer energia e para a vida celular, Isabel do Carmo enaltece igualmente a necessidade do prazer e da fruição dos alimentos. «Sentar-se à mesa não é uma obrigação: é mesmo uma alegria…», assim as pessoas consigam fazer as suas escolhas alimentares, numa boa relação de qualidade/preço.
Revelando uma notável preocupação em tocar a essência deste conceito, as diversas instituições e entidades envolvidas, desenvolveram a Campanha Comer Bem é Mais Barato com base nas seguintes ações:
- De 15 de Março a 16 de Abril – Campanha publicitária no canal de televisão SIC, com inserção de spots «side by side», a par da realização e divulgação de peças informativas, em telejornais e programas de grande divulgação.
- A partir de 16 de Abril e até 4 de Junho – Campanha de proximidade que se traduz na realização de ações públicas em sete cidades, que contarão com a presença de especialistas em nutrição e outros convidados.
- Todos os sábados, num local específico e em sessões abertas ao público, serão confeccionadas, pelo “Chef André” da SIC, ementas simples e nutricionalmente completas no valor de 1 euro.
O calendário desta campanha na estrada é o seguinte:
- 16 de Abril Évora – Praça 1º de Maio
- 30 de Abril Lisboa – Praça da Figueira
- 7 de Maio Porto – Praça D. João I
- 14 de Maio Coimbra – Praça 8 de Maio (perto do Mercado Municipal)
- 21 de Maio Viana do Castelo – Praça 1º de Maio
- 28 de Maio Faro – Parque da Pontinha
- 4 de Junho Santarém – Largo Cândido dos Reis
Pelas 09h00 de cada manhã, o “Chef André” deslocar-se-á ao mercado para aconselhar as pessoas sobre a compra dos alimentos e posteriormente, pelas 11h00 confeccionará a ementa do dia no local selecionado.
Está ainda prevista a distribuição gratuita de um livro com as receitas divulgadas durante a campanha, elaboradas pelos especialistas da Associação Portuguesa de Nutricionistas e cujos preços foram calculados pelos técnicos da DECO.