Já reparou que no supermercado ou no tradicional mercado encontra diversos tipos de abóbora e tem sempre dúvidas sobre qual é a mais indicada para adicionar á sua sopa ou para fazer um delicioso bolo.
Fizemos para si este guia rápido sobre os diversos tipos de abóbora para que as sua dúvidas se dissipem de vez.
Como comprar abóboras
As abóboras em geral devem ter casca opaca, sem brilho, pois o brilho indica que ela foi colhida antes do tempo, não vão amadurecer e tem qualidade inferior. E claro não compre abóboras com furos, rachaduras, mofo ou sinais de podridão.
Cuidados na conservação
Se optar por comprar abóboras já descascadas e picadas, veja se elas foram mantidas no frigorífico, pois, se elas tiverem permanecido á temperatura ambiente vão estragar-se muito rapidamente.
Como deve congelar as abóboras
Corte ou fatie e faça uma pré-cozedura durante 3 minutos em água a ferver ou 4 minutos no microondas, embale e congele de imediato.
Tipos de abóbora
Abóbora de Pescoço ou Abóbora Seca
Ela é a maior chegando a pesar cerca de 15 kg, com casca verde escura com zonas alaranjadas. Essa abóbora é fibrosa e bastante húmida, sendo óptima para pães, doces, salgados e também em saladas quando ralada muito fininha. (Esta é a ideal para fazer o tradicional doce de abóbora)
Moranga
Famosa pelo tradicional prato praiano “Camarão na Moranga”. Possui grumos e tem cor alaranjada, é usada principalmente para refogados e sopas.
Abóbora Italiana ou abobrinha
A mais famosa e fácil de encontrar, óptima para refogados, pode também ser grelhada e recheada.
Courgette ou Abóbora Libanesa
É semelhante a abóbora italiana e serve para ser recheada, refogada ou feita no vapor.
Abóbora Japonesa ou Cabotía
Essa espécie é bem seca, uma mistura da abóbora de pescoço com a moranga, ela é usada principalmente para pratos salgados, purés e nhoques.
Abóbora Menina ou manteiga
Óptima para refogados a melhor época para consumi-la é em outubro.
Experimente algumas receitas com abóbora
e descubra muitas outras sugestões nas nossas receitas.