Começou por ser um prato tipico japonês, o sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, pelo seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo. hoje em dia são poucos os que lhe resistem.Tornou-se tão famoso, o sushi que até existe um dia especialmente dedicado a todos os tipos de sushi: o Dia Internacional do Sushi (18 de Junho).
Preparado basicamente com arroz, peixes e frutos do mar, existem várias formas de preparar e apresentar o sushi, e cada uma delas com uma designação própria.
Conheça os principais tipos de sushi e memorize alguns dos seus nomes. Certamente que no próximo almoço ou jantar japonês entre amigos, irá fazer um grande sucesso.
O que é o Sushi?
Sushi é arroz temperado coberto por uma fatia de peixe cru, porém também outras variantes são chamadas de sushi, como estas que a seguir identificamos.
Tipos de sushi:
Sashimi: fatias de peixe cru, acompanhadas por gengibre, molho de soja e wasabi.
Niguiri sushi: é o tradicional sushi, composto por uma porção de arroz (niguiri) coberto por uma fatia de peixe crú ou camarão cozido (ebi).
Maki sushi: Maki significa enrolar. Este sushi é enrolado numa folha de algas com uma esteira de bambus. O recheio é feito com mais de um tipo de ingredientes.
Uramaki: Uma variação do maki sushi. A alga em vez de ficar por fora, é enrolada por dentro.
Hossomaki: Hossoi quer dizer fino. O sushi é enrolado em rolos mais finos apenas com um ingrediente, é utilizada somente meia folha de alga.
Futomaki: Futoi quer dizer grosso. Possui um recheio generoso, com quatro ou mais ingredientes lá dentro, em vez de apenas um como é habitual. É um rolo de sushi maior do que os habituais, sendo quase impossível comer de uma só vez.
Gunkan sushi: Também conhecido como gunkanmaki, é um sushi enrolado na folha de alga, não tem qualquer recheio, mas em vez disso tem ovas de peixe por cima.
Temaki sushi: São rolinhos grandes em forma de cone, formado com o nori (a alga que enrola o sushi) na parte externa e com arroz, peixe cru, abacate ou qualquer tipo de ingrediente que compõe o sushi, a encher o cone até á extremidade mais larga. O Temaki come-se com as mãos.
Kappamaki: É uma das peças de sushi mais tradicionais, na qual o recheio é apenas pepino em tiras. Foi batizado com este nome em homenagem ao Kappa, figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como sendo o seu alimento preferido.
Temari sushi: É um tipo de sushi arredondado, onde se pressiona o arroz e o peixe com as mãos usando um plástico até formar uma pequena bola. São os mais fáceis de fazer, sendo os preferidos pelos principiantes na arte de fazer sushi.
Nare sushi: É um tipo de sushi fermentado e é o tradicional sushi do Japão. Com o tempo o nare sushi evoluiu para o oshi sushi e depois para o niguiri sushi.
Oshi sushi: É um tipo de sushi prensado, apresentado em forma de bloco. é feito utilizando um molde em madeira, chamado oshibako.
Inari sushi: É um tipo de sushi recheado, é feita uma caixinha com tofu bem frito, omelete fina ou folhas de couve e recheado com arroz e outros ingredientes diversos.
Alguns dos ingredientes mais usados na preparação do sushi:
- Anago: enguia
- Daikon: nabo ralado ou finamente fatiado
- Ebi: camarão cozido
- Gari: gengibre em conserva
- Ika: lula
- Ikura: ovas de salmão
- Sake: salmão
- Shari: arroz pronto para sushi
- Shoyu: molho de soja
- Maguro: atum
- Nori: folhas de alga tostada
- Tamago: omelete fina de ovos
- Tako: polvo
- Toro: atum gordo
- Uni: ouriço do mar
- Wasabi: raiz com um sabor forte e picante, vendida em pó, pronta para ser misturada com água.
Outros sabores vindos do Oriente, além destes diferentes tipos de sushi: