Vinagre, uma presença à mesa cheia de outras utilidades

2959
Vinagre, uma presença à mesa cheia de outras utilidades
Vinagre, uma presença à mesa cheia de outras utilidades
- pub -

Possuindo vitaminas, minerais, enzimas, e aminoácidos essenciais, a verdade é que o vinagre nem sempre é apreciado, porém, é sempre uma presença à mesa obrigatória!

O processo de fermentação do vinagre

Fermentado a partir do vinho ou de cidra, o vinagre nem sempre é apreciado por todos. Há quem diga que é demasiadamente amargo, mas há ainda aqueles que não passam uma refeição sem que a mesma seja devidamente regada com um pouco de vinagre.

A fermentação de que há pouco lhe falámos é conseguida a partir da mistura entre o álcool e o oxigénio que existe no ar. Essa fusão transforma-se num ácido acético e água, dando origem ao famoso vinagre.

Benefícios do consumo

Há muito tempo que se recorre ao vinagre para tratamento e prevenção de determinadas doenças. Dos tempos mais remotos para a modernidade, acredita-se que o vinagre possa combater o envelhecimento, artrite, a azia, a diarreia ou a osteoporose, entre outros problemas.

O uso do vinagre no tratamento de doenças é tão antigo, que já Hipócrates, o pai da medicina, costumava tratar os seus pacientes recorrendo a água com vinagre.

Propriedades

O vinagre contém propriedades anti-sépticas, antibióticas, e nutrientes, e a sua utilização é ainda habitual na preparação de mezinhas caseiras, provenientes de tempos muito antigos, quando a medicina não tinha ainda desbravado os caminhos da modernidade.

- pub -

Todas as propriedades do vinagre são ainda mais evidentes se falarmos no vinagre extraído de cidra, já que neste caso os seus benefícios são ainda mais notórios.

Com toda a certeza que já reparou ao entrar no supermercado que encontra diversos tipos de vinagre, provenientes das mais variadas marcas. A verdade é que todos eles são de boa qualidade, não só ao nível do tempero da comida, como também quando aplicados a áreas medicinais. Porém, quanto mais natural for o produto, melhor serão as qualidades das propriedades do mesmo.

O recurso ao vinagre é tão antigo que em outros tempos aconselhava-se as pessoas a tomarem duas colheres de vinagre, após as refeições, para evitar intoxicações alimentares, e ainda hoje este conselho continua a ser seguido por muitos.

Nem só este conselho persiste ainda no universo dos nossos dias. Quantas vezes já não a aconselharam a passar um algodão com vinagre por cima de uma picada de mosquito?

E quantas vezes também já não lhe disseram para juntar à água do banho vinagre, para aliviar as queimaduras, devido a exposição prolongada ao sol?

Certamente que tem conhecimento das mais valias destes procedimentos e, possivelmente, você mesma recorre a muitos deles, deixando para segundo plano pomadas ou medicamentos.

Utilidades

O vinagre tem ainda muitas mais utilidades. Fique com algumas das nossas sugestões:

  • se notar que a sua mobília de madeira, ou que na casa de banho, começam a haver sinais da criação de bolor passe um pano com um pouco de vinagre, depois de os ter limpo.
  • O vinagre é ainda muito útil para retirar manchas nas suas panelas, provocadas por um excesso de cozedura,
  • assim como pode ser também utilizado para retirar o odor a urina nas roupas. Primeiro lave-as normalmente, e depois deixe-as ficar em água com vinagre.

O vinagre apresenta ainda muitos outros benefícios, e pode mesmo recorrer-se ao seu uso para inúmeros problemas que ocorram no lar, roupa, mobília, doenças, beleza, etc.

O seu consumo é imprescindível para combater a hipertensão, a osteoporose, destrói micróbios dos alimentos, melhora a circulação sanguínea, alivia dores de cabeça e as tão indesejadas cãibras, e é uma das mais valias para o coração.

Também ao nível da beleza o vinagre mostra as suas qualidades: faz bem aos cabelos, à caspa, revigora a pele, e combate o acne. É igualmente garantido em problemas urinários, alivia a tosse, é útil em certas infecções na pele e olhos, e permite relaxar os músculos doridos.

As qualidades do vinagre estão mais que verificadas ao longo dos anos, e a prova viva desse mesmo facto é que ainda hoje as pessoas continuam a recorrer às suas propriedades. Mesmo que não goste do sabor e cheiro do vinagre, terá que concordar, após este artigo, que o vinagre é uma presença obrigatória no bem estar de todos nós.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
- pub -