Em busca do conforto, liberdade de movimentos e da ausência do stress, os seguidores da Técnica de Alexander recorrem a esta para aprenderem a coordenar o corpo na sua totalidade…
Aprender a estar em conformidade consigo próprio é um privilégio ao qual nem todos conseguem chegar. Todavia, a Técnica de Alexander proporciona essa sintonia com o seu corpo, na qual a componente física se mistura com a emocional, na procura do equilíbrio e da ausência de hábitos nefastos.
Técnica de Alexander
Promovida por Frederick Matthias Alexander, a Técnica de Alexander apela à interligação entre todas as áreas que regem o organismo e a vida
As acções do nosso corpo são muitas delas regidas pelos seres humanos, mas existem gestos ou estados de espírito que conduzem a vida sem que possa fazer nada para o evitar. A ansiedade, a irritação, o stress ou a impaciência são momentos que protagonizam a existência do ser humano, sem que consiga afastá-los.
A Técnica de Alexander pretende chegar a uma fusão perfeita entre o corpo, o espírito, a emoção e a mente, de maneira a que consiga chegar a um equilíbrio. Só assim a tranquilidade está garantida, podendo afastar de vez essas perturbações que não consegue evitar.
A Técnica de Alexander permite aperfeiçoar ao máximo a sua existência e fazê-la atingir a harmonia que precisa. Para tal, as aulas da Técnica de Alexander são realizadas a partir de movimentos e do próprio acto e forma de falar.
O aluno está numa aula individual e assim, terá uma maior oportunidade para desenvolver a ligação entre os três pontos fundamentais do seu corpo: cabeça, pescoço e costas. Segundo os professores da Técnica de Alexander, estes são os três pontos que constituem a base desta terapia existente há mais de cem anos.
Nas aulas, o aluno é ensinado a concentrar-se naquilo que lhe faz bem e não em questões ou causas que o conduzem aos problemas habituais. Quando o equilíbrio de todas as funções é encontrado, a sensação de leveza será maior bem como todo o seu corpo estará muito mais descontraído.
Os exercícios de repouso e de descanso, de forma a conseguirem descontraí-la, são meticulosamente estudados e treinados ao mais ínfimo pormenor para produzirem efeito.
Muitas pessoas recorrem à Técnica de Alexander para produzirem terapia da voz. O que acontece é que os exercícios e os cuidados com a voz por si só não chegam, já que é necessário que todas as restantes zonas do corpo estejam nas suas plenas funções.
Assim, o sucesso será alcançado com maior facilidade e rapidez, principalmente se houver uma relação próxima entre o professor da Técnica de Alexander e o terapeuta para que a coordenação seja menor.
Os indivíduos que sofram de stress, ansiedade, dores nos músculos, problemas respiratórios ou vocais, ou de um grande desconforto corporal, podem recorrer à Técnica de Alexander sem qualquer preocupação secundária.
A partir de qualquer actividade laboral, por exemplo advogados que queiram descarregar o stress ou cantores que necessitam de apurar a voz, qualquer um pode e deve seguir esta via de manutenção orgânica e corporal.
Se sente uma necessidade enorme de se descontrair, adoptar um género de vida mais calmo e menos agitado ou procura uma melhor conduta diária, a Técnica de Alexander pode ser uma solução a praticar regularmente.