Quando o Verão chega, as idas à praia intensificam-se cada vez mais. Mas atenção: existem cuidados a não esquecer!
Todos os anos é a mesma coisa! Inúmeros portugueses rumam até à praia sem se aperceberem dos problemas que podem advir de uma exposição ao sol exagerada e sem qualquer cuidado adjacente. Por isso, tenha todos os cuidados possíveis nesta época, principalmente se tiver uma pele clara, com muitos sinais ou sardas, ou se tiver o cabelo claro ou ruivo.
Ainda que o sol brilhe bastante e que apeteça ir dar um mergulho à praia por volta das 15 horas, não vá! É exactamente entre as 12 e as 16 horas que o sol está mais intenso, provocando malefícios mais graves à sua pele. Nestas horas evite a exposição ao sol, onde quer que seja, praias ou esplanadas. Porque não ficar em casa, a dormir uma sesta, e depois sim ir refrescar-se até à praia? É mais saudável e seguro, acredite!
As queimaduras e a insolação provocam graves problemas na sua pele, alguns deles bastante dolorosos e que poderão deixar marcas para sempre. Além dos problemas imediatos dessa exagerada exposição ao sol, existe ainda a questão do envelhecimento da pele. Ainda que agora aprecie o seu tom bronzeado, conseguido em alguns casos em horas muito perigosas, a verdade é que daqui a uns anos o envelhecimento da pele fará sentir-se primeiro em si do que na sua amiga, que sempre teve cuidados e precauções com a pele quando iam para a praia.
Não vá logo 5 dias seguidos para a praia e, ainda por cima, durante muitas horas. As primeiras exposições devem ser bastante reduzidas, e depois ir aumentando progressivamente. Ainda assim, não adopte a filosofia de estar um dia inteiro na praia! Isso só vai prejudicá-la depois! As pessoas de pele e cabelo claro, cabelos ruivos, ou com muitos sinais, devem ter cuidados redobrados. O factor de protecção deve ser sempre igual ou superior a 25!
O factor de protecção é indispensável para quem vai para a praia e, ainda por cima, com características que obriguem a cuidados mais exigentes. Meia hora antes de se expor ao sol aplique o protector, e não apenas depois de já ter estado uma hora a torrar. Mas não pense que coloca o protector apenas uma vez e que depois não precisa mais de o fazer. Sempre que vier do banho é aconselhável praticar este gesto, assim como se recomenda que o faça em todas as situações nas quais sinta que a pele esta a arder-lhe ou a ficar dorida.
Nunca se esqueça de levar o chapéu para a praia, e caso sinta que o corpo lhe está a doer vista uma t-shirt. Mesmo que esteja debaixo de um chapéu de sol os raios de sol conseguem atingi-lo, por isso não julgue estar totalmente seguro. Estes cuidados aplicam-se a pessoas não só com a pele clara, como também às pessoas com a pele morena. Ainda que os indivíduos com um tom claro de pele possam correr mais riscos, a verdade é que todas as pessoas estão na iminência de ser vítimas de um cancro de pele. Previna-se!
Como está ao sol, é normal que comece a desidratar. Portanto, beba muita água para garantir a hidratação do seu organismo. Mesmo que esteja muito vento, que o sol apareça esporadicamente, ou que o céu esteja nublado, todos estes cuidados continuam a ser obrigatórios. Não esteja horas deitado na toalha na mesma posição, ou mesmo a dormir, pois isso trar-lhe-á graves consequências futuras. Ande, movimente-se, vá ao bar tomar qualquer coisa, e nade um pouco para refrescar. Assim, aproveita e faz algum exercício físico!
Não ignore os nossos conselhos, pois eles apenas pretendem preveni-la dos inúmeros problemas associados à exposição solar em demasia. Cuide-se e não esqueça que para o Verão há mais. Por isso, não abuse da sorte!