O frio, a chuva e o vento estão a caminhar a passos largos para o seu dia a dia. Há que pensar nas roupas quentes e no chapéu de chuva, mas é importante pensar também nos cuidados para a pele.
Pele hidratada no Inverno
A ideia de que a pele só precisa de cuidados especiais na altura do calor é totalmente errada. Em qualquer estação, no frio ou calor, a pele necessita de cuidados especiais, proteção, tratamento e muito carinho.
O objectivo final é que a pele esteja sempre hidratada, e que consiga defender-se das agressões exteriores. Só assim será possível mantê-la limpa, sã e repleta de juventude!
Chegado o tempo mais frio é altura de tratar da pele convenientemente, uma vez que as mudanças de temperatura não são nada favoráveis à hidratação da sua pele.
As glândulas sebáceas são as responsáveis por uma camada invisível que temos à superfície da pele, mas essa camada precisa ser devidamente cuidada e hidratada para que só assim haja a respectiva proteção da pele aos agentes externos.
Como identificar uma pele desidratada
Esta é uma defesa natural do organismo, mas a verdade é que são necessários muitos mais cuidados para garantir a total proteção da sua pele. O facto da sua pele no Inverno se apresentar áspera, seca, sem brilho, e sem apresentar qualquer sinal de elasticidade, é sinónimo de que a mesma não está a ser protegida e, por conseguinte, hidratada como devia.
Como tratar de uma pele seca
O facto da pele se apresentar ressequida significa duas coisas muito simples: a pele está com falta de água ou de gordura, ou até mesmo das duas, e isto significa, simplesmente, que não está a ter os cuidados devidos para com ela. Quando estamos a falar da pele não nos referimos apenas à pele do rosto, mas também às mãos, pernas, pés, braços, e cotovelos.
Saiba também que as peles claras implicam maiores cuidados, já que produzem uma quantidade inferior de sebo que as restantes, sendo este o responsável pela criação da camada de defesa natural da pele. Por isso, recomendamos-lhe o uso de óleos minerais ou vegetais à base de amêndoas antes de ir tomar banho.
Identifique o seu tipo de pele
Escolha um creme adequado ao seu tipo de pele para garantir a proteção e hidratação da mesma. Nada de utilizar o mesmo creme que a sua irmã, pois a pele dela pode não possuir as mesmas características que a sua.
Não vá pelo mais barato, pois nem sempre essa ordem de ideias é a mais indicada! Opte por um creme que saiba que lhe faz bem à pele e, se necessário, peça conselho a alguém que seja especialista no assunto, quer sejam um dermatologista ou farmacêutico.
A pele durante a menopausa
As mulheres que estão na menopausa vão ter maiores problemas com a pele seca do que as restantes, pelo que as aconselhamos a procurar um ginecologista com o intuito de encontrarem o melhor meio para garantir a hidratação da mesma.
Existem pequenos cuidados que você deve ter no dia a dia que possibilitam melhores condições de defesa para a pele, e que auxiliarão as suas defesas naturais a serem ainda mais eficazes:
- A ingestão de líquidos, nomeadamente de água, é extremamente importante para garantir a saúde da sua pele.
- Evitar gorduras e optar por verduras, frutas e legumes é também mais um bom caminho para alcançar a hidratação necessária à pele.
- O ar condicionando também não ajuda a manter a pele saudável,
- assim como é preferível que utilize no banho a água morna, ou mesmo fria, do que a água quente. Esta última, e embora pareça ser a melhor solução para o Inverno, vai acabar por ressequir a sua pele.
O frio, a chuva e o vento produzem efeitos nefastos para a pele, sendo necessário a aplicação de um bom creme. Se seguir uma conduta de vida correta, renegando a qualquer tipo de vícios e praticando exercícios, verá que em breve constatará resultados surpreendentes.
Todos os cuidados, por mais dispensáveis que lhe possam parecer, são imprescindíveis para garantir a defesa natural de pele. E, com um bom creme diário, você sentir-se-á mais bela e a sua pele também!