Como ensinar o cão a fazer as necessidades fisiológicas

1976
Como ensinar o cão a fazer as necessidades fisiológicas
Como ensinar o cão a fazer as necessidades fisiológicas
- pub -

Quando nasce um cão existem um conjunto de dificuldades pelas quais os donos têm que passar. Uma delas é ensinar-lhe o local onde fazer as suas necessidades fisiológicas.

Os animais são seres que necessitam de todo o nosso cuidado e atenção. Os cães são um dos animais domésticos de eleição, mas todos os cuidados são poucos numa fase inicial.

Como ensinar o cão a fazer as necessidades fisiologicas

Quando ainda são muito novos, há que tomar determinados cuidados e precauções. Ensiná-los a fazer as necessidades adequadamente, começa por ser a primeira dor de cabeça para os seus donos.

Se tiver em casa um cão ainda muito novo, os cuidados são redobrados. Em primeiro lugar, é preciso compreender de antemão que o cão passa por muitas mudanças no seu comportamento nos primeiros seis meses de vida.

Vida de cachorro

Por exemplo, até às duas ou três primeiras semanas, o cão não vai conseguir urinar a não ser quando a mãe o estimular para tal.

Nessas primeiras semanas de vida compete à mãe estimular o animal, lambendo a zona genital das suas crias. É a mãe que estimula a micção do seu filhote para que este consiga fazer as suas necessidades, não as guardando por muito tempo.

- pub -

Após esta fase, e até cerca dos dois meses de vida, o cão já se começa a movimentar do colo da sua mãe para começar a fazer as necessidades. Nesta fase, o cão vai sempre, inconscientemente, ao mesmo local fazer as suas necessidades.

Como o cão realiza este movimento de forma espontânea, o dono deve-lhe começar a indicar a local onde ele deve fazer as fezes.

Assim, acostuma-se àquele sítio e é a ele que se deslocará sempre que tiver vontade. Porém, essa zona deve conter folhas de jornal para o cão fazer as necessidades, e ser longe do local onde o cão habitualmente descansa para evitar problemas higiénicos.

Só após os três meses é que o cão passará a ir até à rua, passando também a urinar lá.

Neste período em que o cão começa a sair deverá ser habituado a urinar e a fazer as restantes necessidades sempre na rua, e deixar de vez aquele local lá em casa que você havia reservado para a sua casa de banho canina.

É preciso ter conhecimento que os cães quando são novos necessitam de fazer as suas necessidades ao fim de quatro ou cinco horas, por isso não estranhe se tiver surpresas em curtos espaços de tempo.

As necessidades são feitas em especial depois de acordarem, comerem, beberem, terem andado a brincar exaustivamente, ou correrem.

Costumam cheirar diversos locais, até encontrarem aquele onde vão fazer as suas necessidades, e é nessa altura que você o deve habituar a fazer sempre no mesmo sítio.

Esse local, escolhido por você, convém ser um local com algumas folhas de jornal, que são facilmente removidas e substituídas por outras.

Nunca coloque as folhas de jornal ao lado do prato onde lhe dá a comida. É preciso habituá-lo logo, desde cedo, a aprender a deslocar-se para fazer as suas necessidades, e sempre ao mesmo local.

De noite, convém colocar o cão numa zona mais restrita e fechada, como é o caso de uma varanda ou cozinha, mas com o devido local para as suas necessidades em folhas de jornal, a um canto, e a zona da sua cama e do comer mais afastada.

Se ele estiver bem educado deslocar-se-á do seu local de repouso e descanso, até às folhas para fazer as necessidades fisiológicas.

Se quer preservar determinados locais da sua casa para o cão não os sujar, então deve limpá-los com água e lixívia, ou água e vinagre. Assim, o cão não escolherá esses sítios para urinar. Para manter a higiene da zona da casa de banho canina utilize somente água e sabão.

Para conseguir que o cão comece a urinar na rua, por forma a deixar de vez o seu cantinho das necessidades lá de casa, tente prolongar os passeios dele, incentivando-o a mexer-se bastante para que assim ele não retenha nada.

Como o animal está habituado a fazer em casa, vai reter a sua vontade para soltá-la ao chegar a casa. Após ter conseguido que ele faça as necessidades fisiológicas na rua, é conveniente levá-lo a sair com bastante frequência (três vezes, no mínimo).

Para preservar a limpeza da sua casa, e também a alegria e vivacidade do seu animal, leve-o a passear bastante, de preferência em locais onde ele tenha muito espaço para correr e saltar. Brinque o mais que conseguir com ele!

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
- pub -