Secar ervas é uma dos modos mais simples de manter a sua horta produtiva por mais tempo. Secar as suas próprias ervas permite que tenha controle sobre a origem e a quantidade das ervas.
Existem três modos possíveis para conservar as ervas: pendurar, congelar ou imergir em óleo. Cada uma tem os seus benefícios.
Colha as ervas do jardim. Use uma tesoura forte ou uma faca de cozinha para cortar as ervas. Se a erva for perene, corte os caules na base da planta.
As outras ervas podem ser arrancadas com as raízes, e os restos colocados para compostagem. Corte todas as ervas usadas a secar de modo a deixá-las com caules longos.
Veja as melhores épocas para colher.
Lave as ervas com cuidado. se tiver que lavar as ervas por causa de terra ou sujidade, o melhor é borrifar gentilmente com água, e depois deixe secar (se não ficarem bem secas corre o risco de ficarem com cheiro a mofo durante o armazenamento).
Conservar ervas aromáticas
Secar as ervas aromáticas:
Remova as folhas inferiores dos caules e amarre o molho das ervas próximo da ponta dos caules. O ideal é que cada molho tenha no máximo 5-10 caules para facilitar a ventilação.
Encontre um local seco, quente, escuro e bem ventilado. A temperatura ideal para a secagem é de 20ºC. Se não tiver um local escuro em casa, pode colocar o molho das ervas dentro de um saco de papel (pode ser mesmo do pão), com furos de modo a permitir uma boa ventilação. O saco também protege as ervas da poeira.
Deixe as ervas secar por 1 a 3 semanas. Verifique de vez em quando – ervas com caules grossos demoram mais tempo a secar.
Veja se estão a desfazer-se, esfregando uma folha entre dois dedos. Se ficar desfeita, estão prontas para guardar.
Remova as folhas e coloque num frasco fechado. Remova os caules e outros materiais á medida que vai retirando as folhas. Pode deixar as folhas inteiras ou triturar com os dedos para fazer uma mistura para cozinha (mas utilize-as rapidamente para não perderem o sabor).
As folhas inteiras podem ser usadas para fazer chá, ou como guarnição na sopa (estas não devem estar muito secas). Sementes devem ser deixadas inteiras, e só deve triturá-las quando as for utilizar.
Coloque uma etiqueta no frasco, e guarde. As ervas conservam-se aproximadamente por um ano.
Congelar as ervas:
Selecione as ervas apropriadas para congelar. Normalmente este método funciona para ervas de folhas moles como manjericão, estragão e salsa. Existem algumas ervas que só podem ser congeladas, como o cebolinho (não se conseguem secar).
Lave e seque as ervas colhidas, como explicado em cima. Remova as folhas e coloque no frigorifico em sacos hermeticamente fechados. Coloque na etiqueta a data, conservam-se em boas condições por um período de 3 meses. Se quiser que durem mais, escalde por alguns segundos em água quente e mergulhe-as em água com gelo imediatamente, e coloque no frigorifico em sacos.
Ervas escaldadas duram no congelador até 6 meses.
Alguns cozinheiros preferem congelar ervas em formas de gelo, para que elas fiquem em porções pequenas para cozinhar. Se escolher assim, misture um terço de ervas cortadas e dois terços de água.
O manjericão fica excelente se congelar em cubos com azeite em vez de água. Depois de congelado remova as ervas congeladas dos cubos e coloque nos sacos de congelar. Utilize á medida que for necessário.
Imersão em óleo:
Colha e limpe as ervas como já foi acima descrito.
Escolha um óleo vegetal, recomendamos a utilização do azeite é o mais saudável.
Pode manter as folhas presas no caule ou removê-las, e adicionar as folhas separadamente. Se preferir usar o óleo como um óleo com ervas, os caules podem ficar. Coloque o preparado numa garrafa; as ervas que ficaram no caule dentro da garrafa de óleo funcionam como ingrediente culinário.
Se quiser remover as folhas para usar, um frasco mais baixo é melhor, pois as folhas podem ser retiradas com uma colher. Mantenha o óleo num lugar refrigerado, especialmente nos climas mais quentes. Utilize durante um período de seis meses.