Acelga verde: é uma planta anual. Esta variedade de acelga tem a folha de cor verde escura e a penca larga de cor branca.
Aproveitam-se somente as folhas. O caule tem forma de disco, as folhas são de limbo inteiro e amplo, com um grande nervo central amplo e suculento.
Recomendações para o cultivo da Acelga
- Luz : Não é muito exigente.
- Temperatura: Entre 5ºC e 35ºC, sendo de 15ºC a 25ºC uma temperatura óptima.
- Solo: Pouco exigente. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de mais ervas.
Como plantar uma acelga
Passo um:
A distância entre plantas deverá ser 30 cm. A distância entre linhas ou sulcos 40 cm. Indicada para cultivar em vaso com uma largura mínima de 12 cm, comprimento 12 cm e altura 12 cm.
Passo dois:
Devido à sua elevada massa foliar, esta deve-se encontrar num estado de humidade óptimo. Rega frequente mas em pequenas quantidades. Se for cultivada em vaso ou jardineira é necessário regar mais frequentemente, pois desidratam-se mais frequentemente, sobretudo no Verão.
Passo três:
A colheita deverá ser feita a partir dos 45 dias a contar da sua plantação. Rebenta várias vezes até chegar à flor na Primavera do ano seguinte.
Deve cortar com uma faca as folhas externas quando tiverem uma altura de 25 cm, deixando que as centrais acabem de crescer e sem danificar o rebento.
Composição nutritiva
- Por cada 100gr de acelga fresca:
- Energia – 31(Kcal)
- Água – 47 (g)
- Hidratos de carbono – 4,8 (g)
- Fibras – 0,9 (g)
- Potássio – 380 (mg)
- Magnésio – 73 (mg)
- Carotenos – 184 (ug)
- Vitamina – C20 (mg)
- Folatos – 140 (mg)
Sabia que a acelga proporciona maioritariamente água e quantidades muito inferiores de hidratos de carbono e proteínas, pelo que é pouco energética, embora constitua um alimento rico em vitaminas, sais minerais e fibras.
A seguir ao espinafre, é a verdura mais rica em cálcio. Quanto a vitaminas, destaca-se a presença de folatos, vitamina C e betacaroteno ou pro-vitamina A.
A acelga crúa contém muito mais vitamina C do que a cozida, pelo que em salada constitui uma boa fonte desta vitamina. As folhas verdes mais externas são mais vitaminadas.