1 – Evitar as estagnações de água
Se o seu terreno apresenta zonas com má drenagem: modifique o seu perfil, coloque um dreno e plante nessas zonas apenas as espécies que aí se adaptem (são pouco numerosas, não oferecendo portanto uma escolha muito vasta).
2 – Aplicar composto orgânico para mistura
Se o seu solo for de tipo arenoso ou saibroso, seja de areia branca ou de argila, tem uma estrutura fraca, podendo tornar-se asfixiante para as raízes ou não permitir a retenção da humidade suficiente para o seu desenvolvimento.
O composto orgânico é constituído, essencialmente, por turfa, possuindo fibras mais ou menos longas que permitem melhorar a estrutura do solo.
Ao misturar um composto orgânico na terra, torná-la-á mais arejada, o que irá favorecer o enraízamento das suas árvores ou arbustos e, consequentemente, o seu crescimento.
3 – Trabalhar o solo
Para melhorar o arejamento do solo a terra deve ser revolvida, podendo ser utilizados diferentes utensílios – pá, broca ou até charrua. A quantidade de terra a remover também tem importância: tente trabalhar a terra até 30 ou 40 cm de profundidade e em largura.