Brócolos romanescos: planta anual de caule curto e erecto culminando numa inflorescência de cor amarela esverdeada formada com folhas laterais que a tapam.
Folhas alongadas e onduladas, de limbo de cor verde escura com uma nervura central de cor branca. A parte útil é a inflorescência formada por um agrupamento de pequenas flores pontiagudas.
Brócolos romanescos
Condições recomendadas para o cultivo:
- Luz: Não é muito exigente.
- Temperatura: Entre 5º C e 30º C, sendo a temperatura ideal entre 10ºC e 25ºC.
- Semear:
Clima Frio: Março a AgostoClima quente: Agosto a Outubro
- Solo: Pouco exigente. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de ervas daninhas.
Recomendações para a plantação:
Distância:
- Distância entre plantas 40 cm.
- Distância entre linhas ou sulcos 70 cm.
- Se cultivada em vaso deixar necessita de uma largura mínima de 20 cm, comprimento 20 cm e altura 20 cm.
Rega:
Planta pouco exigente quanto a necessidade de água. A rega deve ser pouco frequente. Se for cultivada em vaso é necessário regar mais frequentemente, dado que se desidrata com mais frequência, sobretudo no Verão.
Adubação:
Aconselhamos a utilização de um composto orgânico.
Colheita:
O seu estado de colheita óptimo é quando a folha está bem formada e compacta; se amadurecer em excesso, a couve amolece, com tendência a espigar. Para colher, corte com a faca pelo tronco na base da couve.
Valor nutritivo:
Proporciona maioritariamente água e quantidades muito inferiores de hidratos de carbono e proteínas, pelo que é pouco energético, embora constitua um alimento rico em vitaminas, sais minerais e fibras. Quanto a vitaminas, destaca-se a presença de vitamina C e betacaroteno ou pro-vitamina A.
Tanto a nível de sabor como visualmente os bróculos romanescos são muito agradáveis.
Conheça também como pode plantar outro tipo de brócolos:
- Como plantar brócolos ou brócolis