Conheça o Rooibos, a planta do chá vermelho

10242
Rooibos
- pub -

Rooibos, Afrikaans para “arbusto vermelho”, nome científico Aspalathus linearis, é um arbusto membro da família de plantas dos legumes.  A planta é usada para fazer uma infusão (chá).

A infusão de rooibos é chamada chá de rooibos, chá de arbusto (esp. no sul da África), chá de arbusto vermelho (esp. no Reino Unido), chá vermelho da África do Sul (esp. nos EUA) ou chá vermelho.

O produto tem sido popular no sul da África por muitas gerações e está sendo consumido agora em muitos países. Algumas vezes é escrito rooibosch de acordo com a etimologia da língua holandesa, mas “roy-boss” mantêm-se como a pronúncia moderna mais comum.

Produção

Cultivado apenas numa pequena área no Cedarberg da província do  Cabo Ocidental  na  África do Sul. Geralmente as folhas são oxidadas em processo referido frequentemente, embora de maneira incorreta, como fermentação, por semelhança com a terminologia da produção de vinho.

Esse processo gera a distintiva coloração vermelho-marrom e amplifica o sabor. O rooibos “verde” não oxidado também é produzido, mas, como é processo mais complicado (similar ao método de obtenção do chá verde), faz com que esse produto seja mais caro que o tradicional.

Utilização

Na África do Sul é mais comum beber-se este chá com leite e açúcar, mas em outros lugares a bebida é geralmente degustada sem esses complementos. O sabor do chá de rooibos é com frequência descrito como doce (sem adição de açúcar) e com indícios de amêndoas no palato.

- pub -

Pode preparar-se da mesma forma que o chá preto, que é o método mais comum. Diferentemente do chá preto, entretanto, o chá não se torna amargo quando deixado em infusão por longo tempo; às vezes esse chá é deixado em infusão por vários dias.

O chá de rooibos possui coloração marrom-avermelhada, daí o epíteto ocasional de “chá vermelho”.

Vários cafés na África do Sul passaram a vender red expresso  (expresso vermelho), que é a versão concentrada servida e apresentada no estilo do expresso comum (que normalmente é à base de café).

Isso deu origem a variações de café baseadas em rooibos tais como os leites vermelhos e os cappuccinos vermelhos. O chá gelado feito de rooibos também foi recentemente introduzido na África do Sul e na Austrália como o “Red Tea” .

Benefícios nutricionais do rooibos para a saúde

Tem-se tornado popular nos países do hemisfério ocidental particularmente entre os consumidores preocupados com a saúde, devido ao alto nível de antioxidantes como aspalatina e notofagina, e também pela baixa concentração de cafeína e seus níveis baixos de tanino, comparados com aqueles do chá preto tostado ou do chá verde.

O rooibos é considerado como coadjuvante em casos de tensão nervosa, alergias e problemas digestivos.

Os usos medicinais tradicionais desta planta na África do Sul incluem-no como remédio para cólicas infantis, alergias e problemas dermatológicos e de asma. Na versão “verde” tem maior valência como antioxidante do que o rooibos tostado (oxidado).

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
- pub -