Um solo alcalino é uma terra rica em calcário, já um solo ácido é definido pela ausência total de calcário. Fique a conhecer como pode corrigir o Ph do seu solo.
A acidez de um solo constitui, juntamente com a sua textura, um fator importante para as plantas que têm requisitos específicos.
Uma planta que exige um solo ácido irá sofrer se for plantada numa terra alcalina. Ao contrário, uma planta de terra calcária vai entrar em decadência em solo ácido.
Solo ácido e solo alcalino
É muito importante que conheça a sua terra para que as suas plantações possam germinar e crescer saudáveis.
A acidez mede-se com efeito através do pH – “potencial Hidrogénio” – este é sempre compreendido entre 1 (acidez extrema) e 14 (alcalinidade total), se obtiver o valor 7 considera-se como neutro (nem ácido, nem alcalino).
No jardim, o pH situa-se entre 5 (terra muito ácida) e 9 (terra muito calcária). O pH exato não pode ser adivinhado, sendo que para descobrir o verdadeiro o pH da sua terra deverá munir-se de um kit especial, o qual poderá estimar o seu valor. A forma de utilizar este kit é muito simples e informativa.
Assim, para valores compreendidos entre 6 e 7, a terra é ligeiramente ácida. É mais favorável aos vegetais de terra de urze mas poderá cultivar inúmeras outras plantas.
Se obtiver um pH mais fraco, isso indica que tem uma terra muito ácida: os legumes vão crescer mal, certos arbustos arriscam-se a não se adaptar, como a árvore Judée, as lavandas, os cistes.
Em contrapartida as camélias, os bordos do Japão, as hortênsias terão um crescimento rápido e a floração prolongada, pois são plantas que se adaptam bem a este tipo de terreno.
Se quiser alterar o pH da sua terra, é possível! Acrescente enxofre em pó ou sulfato de ferro para acidificar a terra. Se pretende o contrário introduza cal apagada ou dolomita para reforçar o seu teor alcalino.