Ir à praia, descansar ou partir de viagem. Mas, e a casa? Quando partir, especialmente para uma ausência prolongada, vá com a certeza de encontrar tudo o que deixou em boa condições. Siga as regras de segurança da sua casa e vá de férias descansada.
Para isso, não é só a viagem que deve ser preparada com antecedência, mas também a sua casa.
Regras de segurança da sua casa nas férias
Um mês antes das desejadas férias, comece por verificar as instalações e os concertos que tem vindo a adiar. Uma torneira que pinga pode tornar-se num dilúvio.
Para desligar os aparelhos eléctricos, comece por consumir o stock de alimentos do frigorífico e da arca congeladora, e não os renove. Não será preciso fazer isto se ficar poucos dias fora, mas convém verificar se, durante a ausência não ocorreu nenhum descongelamento por falta de energia. Se isso aconteceu, o melhor é eliminar todos os alimentos que podem estar estragados.
Se tem alarme, o melhor é chamar um técnico para ver se está tudo em ordem, mas não deixe de instalar fechaduras de segurança, ou grades nas janelas, ou mande mesmo blindar a porta. A segurança nunca é demais.
Uma boa prevenção contra roubos é manter as luzes acesas. Como os custos são demasiado elevados, é melhor instalar um controlador de tempo em algumas lâmpadas, de forma a que estas liguem e desliguem automaticamente, ao fim de um determinado tempo.
Não deixe jóias ou objectos de valor em casa. Peça a um amigo para ficar com elas (temporariamente, claro) e faça um seguro contra roubos, que costumam também cobrir danos de incêndio e inundação. Acima de tudo, não anuncie aos quatro ventos que vai partir de férias.
As roupas manchadas dentro dos armários são os petiscos preferidos das traças. Conserve os cereais, as massas e os grãos no frigorífico, porque estes são atacados pelos parasitas.
Antes de partir de férias, dê uma boa limpeza à casa, lavando os forros dos sofás, almofadas e roupas da cama, os tapetes e aspire bem.
Se desejar pode enrolar os tapetes e carpetes depois de cobertos com jornais.
Aplique desinfectantes e desodorizantes na cozinha e na casa-de-banho. Quando voltar, não vai querer ter de encarar estas limpezas, pois não?
Entregue a chave da casa a uma pessoa da máxima confiança para verificar se tudo está em ordem e para arejar a casa de vez em quando.
No dia anterior à grande viagem, retire do exterior da casa tudo o que possa servir de utensílio para arrombamentos, como cadeiras ou mesas, porque a ocasião faz o ladrão.
Agrupe as plantas de interior próximo de uma janela e retire todas as flores das jarras, lavando estas bem.
Tape os sofás com lençóis velhos e limpe as varandas e os terraços, desentupa os ralos para evitar chegar e encontrar uma piscina.
Na hora da partida, feche todas as válvulas e torneiras e desligue os interruptores e a electricidade.
Deixe a porta do frigorífico e da arca congeladora aberta para evitar a formação de cheiros desagradáveis. Se os deixar ligados, regule-os para o mínimo, para reduzir o consumo de energia.
Desligue da tomada todos os electrodomésticos a antena da televisão, para os proteger das descargas eléctricas e feche todas as janelas, portas e entradas da casa.
Feche com o tampão os ralos para evitar a entrada de cheiros desagradáveis das canalizações.
Seguindo estas regras de segurança da sua casa nas férias, viajará tranquila, com a certeza de encontrar a sua casa em condições no regresso.