Ficha da Planta Aloé Vera
A Aloé Vera é uma planta com excelentes propriedades benéficas a nível digestivo, dermatológico, culinário e cosmético.
Em casa é utilizada como uma planta decorativa mas também é eficaz contra a poluição, nomeadamente contra o monóxido de carbono, o benzeno e o tolueno.
Existem pelo menos 200 a 300 espécies diferentes de plantas de Aloé Vera. De todas elas, apenas cinco demonstraram ter propriedades terapêuticas significativas: o aloe barbadensis miller, o aloe perryi baker, o aloe ferox, o aloe arborescens e o aloe saponaria.
O aloe barbadensis miller é o mais utilizado e mais potente.
Oriunda de África, actualmente esta planta cresce por todo o mundo, destacando-se os climas quentes e secos.
As estruturas da maioria das plantas de Aloé Vera são semelhantes.
Os Aloé Vera alcançam a sua fase de maturação quando as folhas começam a espigar, num prazo aproximado de quatro anos. Destes rebentos de formas esguias e finas, que surgem no centro e no topo da planta, começam a despontar uns espinhos macios que desabrocham em flor.
A planta do “aloe barbadensis miller” tem uma duração de vida de cerca de 12 anos. A estrutura da folha dos Aloé Vera mostra a casca (revestimento) exterior com cerca de 15 camadas de células.
A dureza da casca do Aloé Vera deve-se à presença de grandes quantidades de cálcio e magnésio. Debaixo da casca estão conjuntos vasculares ou tubos de xileno e foemo. O xileno transporta os materiais sintetizados até às raízes e outras partes da folha.
Benefícios da Aloé Vera
A Aloé Vera apresenta diversos benefícios para o organismo. Normalmente pode ser encontrado em produtos para a higiene e beleza para o corpo e cabelo (Gel de Duche, Shampoo e cremes) mas também é possivel encontrar o Aloé Vera em bebidas e suplementos alimentares.
Enumeramos de seguida alguns destes beneficios:
- No alívio da dor, no tratamento de feridas e em queimaduras por quente ou frio;
- No tratamento da Psoríase;
- No estimulo da resposta imunológica contra ao cancro
- Nos problemas intestinais;
- Na redução do açucar no sangue em pacientes diabéticos;
- etc
Designação
- Aloe barbadensis ou Aloe vulgaris (latim) mais conhecida como a planta milagrosa Aloé Vera ou Aloés
Origem geográfica
- África do Norte, Ilhas Canárias e Cabo Verde
Dimensão máxima
- Até 80 cm de altura e 60 cm de largura
Folhagem
- Persistente
Tipo de solo
- Bem drenado
Clima
- A Aloé Vera é cultivada em muitas regiões do mundo. Nas regiões onde as temperaturas podem descer abaixo de 5°C no inverno, é normalmente cultivada em vaso e em casa.
Exposição
- Sol
Crescimento
- Rápido
Características e utilizações
- A Aloé Vera acompanha o homem há mais de 5000 anos. Seja qual for a época e o lugar, as utilizações são muito variados e não mudaram ao longo dos tempos.