Embora pouco requisitada nos dias de hoje, muitos anúncios ainda pedem esta forma de apresentação, até mesmo alguns classificados da Internet. Tenha em atenção que a carta de candidatura é, ao mesmo tempo, uma carta de apresentação e um currículo resumido.
Carta de candidatura
A carta de candidatura deve conter os seguintes elementos:
- a referência à fonte do anúncio (nome do jornal, data da publicação, eventualmente o nº de referência do anúncio);
- a denominação do posto de trabalho a que se candidata;
- a identificação do candidato (nome, morada, telefone/telemóvel, data de nascimento);
- as habilitações académicas e profissionais;
- a experiência profissional e descrição das competências técnicas e profissionais.
A concluir, esta deverá manifestar inteira disponibilidade e interesse em aprofundar as motivações da sua candidatura, mediante entrevista a ser agendada pela entidade empregadora. Termine apresentando cumprimentos, a data e a assinatura.
Candidatura espontânea
No caso de se tratar de uma candidatura espontânea, em que concorre a um possível posto de trabalho por sua livre iniciativa e envia o seu currículo de forma espontânea para uma empresa, deve estruturar a carta segundo três ideias principais, fazendo corresponder a cada uma um parágrafo:
- Introdução – Apresentar as razões da candidatura;
- Desenvolvimento – Demonstrar em que medida a suas competências, qualificações e aspirações poderão tornar-se uma mais-valia para a empresa;
- Conclusão – Demonstrar disponibilidade e interesse para a prestação de provas ou entrevistas.
Para as grandes empresas, dirija a carta ao Director de Recursos Humanos; nas pequenas e médias empresas ao seu Director; nas empresas de recrutamento e selecção ao seu Director, que deve acompanhar de um Curriculum vitae detalhado e deve ser manuscrita em papel branco tamanho A4, numa linguagem concisa e clara.
Se estiver a responder a um anúncio, a carta de apresentação deverá sempre acompanhar o curriculum vitae, mesmo que o anúncio não lhe faça expressamente referência, sendo manuscrita e sem ultrapassar uma página A4.
Para estruturar a carta tenha em atenção os seguintes pontos:
- Identificação pessoal (nome, morada e telefone);
- Identificação do destinatário;
- Referência ao anúncio a que responde (nome do jornal, data de publicação e eventualmente o número de referência do anúncio);
- A função a que se candidata;
- As motivações inerentes à candidatura;
- A disponibilidade para provas ou entrevistas;
- Cumprimente, date e assine.
Depois é só enviar para a entidade empregadora. Se procura novas oportunidades através da Internet, pode ser importante ter sempre consigo uma pen que contenha o seu currículo e uma carta escrita em que faça a sua apresentação, porque nunca se sabe quando pode surgir uma boa oportunidade.