O Curriculum Vitae representa-a na resposta aos pedidos de emprego, onde deverá constar a sua história pessoal, (mas ninguém quer saber das suas gracinhas aos cinco anos), a escolar e a profissional. É através dele que a empresa avalia o seu potencial como futura trabalhadora, e é ele que lhe pode vir a abrir as portas para uma entrevista.
Quando a empresa necessita de alguém, vai procurar outros profissionais que apresentem as características necessárias. Recolhe para isso as informações dos candidatos, através da colocação de anúncios, ou nas bases de dados, para o que muito contribuiu a Internet, com as suas bolsas de emprego.
É então realizada uma pré-selecção e efectuado o primeiro contacto com os candidatos.
São necessários alguns princípios básicos para compor o seu Curriculum Vitae. Este deve ser resumido e sintético para além de ter o número de folhas certas; para recém licenciados ou sem experiência profissional – 1 folha; com experiência média – 2 folhas e com muita experiência – 3 a 4 folhas.
Deve sempre enviar um original ou uma fotocópia em muito boas condições, com o texto escrito a computador, com termos simples e acessíveis. Este deve ser sempre acompanhado por uma carta manuscrita, com caligrafia clara e escrita a tinta preta.
Quando enviar o Curriculum Vitae, para uma base de dados, preencha o formulário-tipo que é proposto. Quando responder a um anúncio, tenha em atenção os prazos que foram estipulados, e se a resposta for para um apartado, procure que a carta chegue durante os cinco dias úteis a seguir à publicação. O tempo também é essencial para a resposta a uma empresa, porque as demoras podem fazer com que outro candidato seja seleccionado.
Pode também enviar currículos espontâneos para empresas que ache que podem estar interessadas na sua experiência, acompanhando sempre o currículo com uma carta de apresentação. Estas têm características especiais conforme os casos.
Para a resposta a um anúncio, o seu Curriculum Vitae deve indicar sempre a referência a que responde e a função a que concorre nos seguintes termos:
- De:
- Morada:
- Telefone:
- Para: (nome da empresa)
- A/C de ( Se for indicado um nome)
- Morada da empresa
- Localidade e data
- Assunto: Resposta ao anúncio com a referência/ à função de
- Agradeça a atenção demonstrada e apresente a sua candidatura.
- Faça um pequeno resumo do seu currículo.
- Explique os seus objectivos.
- Mostre a sua disponibilidade.
- Subscreva-se
- Assine.
Para uma candidatura espontânea, deve sempre colocar o objectivo da sua candidatura, com o tipo de funções a que concorre. Siga os mesmos termos da anterior, exceptuando a referência do anúncio, pedindo apenas que insiram o currículo na base de dados da empresa.
Para um Curriculum Vitae terá de indicar estas informações:
- Identificação:
- Nome completo.
- Morada.
- Código postal.
- Telefones de contacto.
- Data de nascimento /(idade).
- Sexo.
- Nacionalidade.
- Estado civil e número de filhos.
- N.º do Bilhete de Identidade.
- Número do Cartão de Contribuinte.
- Situação militar.
- Carta de condução.
- Viatura própria .
- Habilitações literárias, com o grau, a especialização, a escola e dados referentes aos anos de entrada e saída, assim como a média escolar.
- Os cursos de formação, a escola, X horas em 19—
- A experiência profissional, que não precisa de colocar se estiver à procura do primeiro emprego. Caso contrário, comece pelo último emprego, indicando o nome da empresa em maiúsculas, a data de admissão e de saída e a função desempenhada, com uma breve descrição das funções.
- Aponte ainda outras qualificações como o conhecimento de línguas, de informática, etc. Em informações complementares pode ainda indicar se é membro de alguma associação, se pratica desporto com frequência, os passatempos, e outras informações que considerar úteis.
Se estiver inscrita em empresas de recrutamento, não se esqueça de actualizar, pelo menos uma vez por ano, ou sempre que assim se justifique, o seu currículo. Para tal mantenha um registo das empresas a que concorreu.
A procura de emprego pode ser direccionada de formas diferentes, mas o primeiro passo é um Curriculum Vitae bem feito, vamos falar em seguida de outros aspectos igualmente importantes.