Qual acha que é o elemento chave para criar um ambiente caótico? Qual acha que é o elemento chave para criar um ambiente caótico?
Muitas de nós trabalhamos em escritórios e somos inundadas com e-mails, e outras comunicações electrónicas que nos pedem para darmos o nosso tempo em cada vez maior número de tarefas. Nomearia as invenções do século XXI como as culpadas da sua desorganização? Outras pessoas, vão provavelmente apontar o dedo acusador para o tempo (ou a falta deste) citando o facto de que nunca há tempo para conseguir realizar tudo o que é preciso.
Tecnologia e o tempo apresentam-nos realmente desafios únicos. Na lista acima pode ainda juntar mais elementos, igualmente válidos. No entanto, o cerne da questão tem um denominador comum: a incapacidade para dizer ‘não’.
Aquelas de nós que foram educadas para ser ‘boas raparigas’ são particularmente vulneráveis porque sempre foram induzidas a ser agradáveis com toda a gente, para nunca ‘fazer ondas’, manter um ambiente de paz e de forma geral dizer sempre que ‘sim’ a qualquer pedido que seja feito. E o que é que este estado de espírito cria?
Um mundo sem fronteiras e meio caminho andado para ser perfeita.
Uma oportunidade para aqueles que partilham o seu espaço familiar e laboral abusarem da sua boa vontade.
A ideia de que as nossas energias e auto-estima podem ser legitimamente sacrificadas em nome do ‘melhor para o mundo’.
A arma secreta para combater este tipo de situação é simples:
Então ali está você, estática, enquanto lhe pedem mais um daqueles favores para fazer nas horas vagas, e todas as fibras do seu ser gritam por socorro. O que é que vai fazer? É fácil! Basta dizer ‘NÃO’. Quer seja uma dona-de-casa com um calendário preenchido com as actividades dos seus familiares, quer seja uma executiva com os dias ocupados em milhares de actividades, uma enorme secretária e 10 assistentes, terá de saber primeiro qual a sua disponibilidade para fazer algo, antes de o aceitar.
Desta forma, a sua única resposta a qualquer tipo de tentativa de lhe colocarem mais umas tarefas às costas terá de ser apenas uma:
Vou ver na minha agenda e depois dou uma resposta.
Esta simples frase vai dar-lhe o tempo precioso para analisar o pedido e verificar se pode ou não ser incluindo na sua agenda de actividades, ao mesmo tempo que pode preparar-se mentalmente para tal.
Se não está certa de querer realmente acarretar com mais esta missão, faça as seguintes perguntas a si mesma e resolva depois:
Está realmente interessada naquilo que lhe pediram para fazer?
Tem realmente o tempo e a disponibilidade para essa actividade, sem que isto vá criar-lhe stress desnecessário?
Está a pensar em si mesma ou apenas procura a aprovação dos que a rodeiam ao aceitar essa tarefa?
A maioria de respostas negativas é um bom indicador para dizer ‘não’ a esta nova proposta. Descanse, porque a pessoa ou pessoas que lhe fizeram a proposta vão conseguir arranjar outra ‘passiva’ para fazer o trabalho ou não terão outra hipótese do que meter mãos à obra.