Certo dia, estava uma brigada de limpeza de ruas a tratar de uma estrada no interior do Alentejo. Limpavam muito bem o chão, apanhavam as folhas, juntavam-nas nas bermas, até deixarem tudo num brinco.
Entretanto chega a hora de almoço e, sendo a maioria deles alentejanos, decidem estender a toalha no meio da estrada para almoçarem. Assim, nem tinham que andar muito mais.
Um grupo de outros funcionários que se encontravam a fazer o serviço de limpeza das ruas não gostou da ideia e decidiu protestar:
– No meio da estrada? Então e se vem um carro? É melhor colocarmos a toalha debaixo de uma árvore, ali mesmo na berma da estrada- grita um dos outros funcionários da brigada.
– Não, estendam lá a toalha no meio da estrada que estamos melhori- reclamam novamente os alentejanos.
Já sem saber o que fazer, e como estavam em minoria, os outros lá estendem a toalha no meio da estrada, embora ainda contrariados.
Ainda estavam no meio da refeição, quando aparece um BMW a alta velocidade. Distraído, o condutor apenas os vê quando já estava muito próximo deles. Para evitar males maiores, e já sem conseguir travar, o homem desvia-se e bate numa das árvores que estavam à beira da estrada.
Viram-se os alentejanos para os outros:
– Já imaginaram se tivéssemos posto a toalha debaixo daquelas árvores ao pé da estrada, como vocês diziam?