The Taste of Sunshine um filme de István Szabó
The Taste of Sunshine
Uma oportunidade a não perder para assistir a uma grande produção europeia, consagrada por uma brilhante interpretação de Ralph Fiennes, que dá vida a três personagens diferentes.
“The Taste os Sunshine” estreia hoje em todo o país. Uma oportunidade a não perder para assistir a uma grande produção europeia, consagrada por uma brilhante interpretação de Ralph Fiennes, que dá vida a três personagens diferentes.
István Szabó tem a seu cargo a realização e o argumento, e o cast conta ainda com o consagrado William Hurt, Rosemary Harris, Rachel Weisz e Deborah Unger.
Uma brilhante crónica familiar, ou ainda um fascinante romance épico, são alguns dos termos que podem ser usados para definir este filme. Em exibição nas nossas salas a partir de hoje, “A Taste of Sunshine” é uma produção que consagra da melhor forma o cinema europeu. Com a assinatura do realizador István Szabó, “A Taste of Sunshine” conta com a brilhante interpretação de Ralph Fiennes, segundo alguns no melhor trabalho da sua carreira, para além do consagrado William Hurt.
Um indiscutível marco do cinema europeu, este filme vem consagrar István Szabó na sua longa carreira enquanto realizador e Ralph Fiennes enquanto um dos mais brilhantes intérpretes da sua geração.
O argumento é longo e recheado de paixões, traições, memórias e laços inquebráveis que unem os membros de uma família através de várias gerações, paralelamente a relatos históricos de acontecimentos que marcaram a europa e em especial a Hungria. A família em questão tem o nome de Sonnenschein e vive em Budapeste. Ivan, membro da terceira geração dos Sonnenschein, é quem dá início a uma brilhante retrospectiva da sua história familiar, remontando ao início do século e fazendo uma análise simultaneamente pessoal e histórica da Hungria.
Trata-se, no fundo, de uma profunda e significativa metáfora sobre a Europa do século XX, passando por duas guerras mundias, pela vida de uma família judia e pelos sonhos, pressões e preconceitos que marcaram três gerações de homens.
Ralph Fiennes é Ivan, que descobre os segredos das suas raízes ao regressar a casa e ao procurar o livro de receitas que permitiu a prosperidade e a fortuna que a sua família conseguiu no início do século. A restrospectiva de Ivan apresenta-nos o seu avô, Ignaiz (também interpretado por Ralph Fiennes), que lutou ferozmente contra os preconceitos anti-semíticos da sua época até conseguir tornar-se um poderoso Juíz.
Adam Sonnenschein é o pai de Ivan e o protagonista do relato da segunda geração. É também Ralph Fiennes quem interpreta este personagem, que vive intensas paixões e luta contra todos os tabus numa sociedade em que o preconceito e as aparências imperam sobre o direito à felicidade.
Esta tripla interpretação de Ralph Fiennes resulta num fabuloso desempnho, digno da carreira deste actor. Apesar das suas 3 horas de duração, “A Taste of Sunshine” é um filme a não perder.